Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 10:37

    Imprimir


Cientistas americanos dizem que um novo sistema de propulsão de foguetes pode permitir que uma viagem de ida e volta a Marte dure 90 dias.

Usando a tecnologia atual, astronautas levariam dois anos e meio anos para viajar a Marte, realizar a missão e retornar à Terra, segundo estimativas de cientistas.

O foguete de plasma - ao contrário dos foguetes convencionais, que são impulsionados por reações químicas - tem sua potência gerada pelo aquecimento do plasma, que é a carga propulsora.

Essa potência conseguiria acionar a aeronave com uma alta velocidade.

Rapidez

Essa velocidade possivelmente aumentaria com o tamanho do foguete de plasma, dizem os membros da equipe por trás desse conceito, conhecido como o foguete Mag.

O líder do projeto, Robert Winglee, da Universidade de Washington, estima que um mecanismo de controle com 32 m de largura geraria um foguete de plasma capaz de impulsionar uma aeronave a 11,7 km por segundo.

"Nós estamos tentando chegar a Marte e voltar em 90 dias. Nossa filosofia é que, se a viagem demorar dois anos e meio, as chances de sucesso dessa missão são muito baixas", disse ele.

No entanto, para fazer com que essa tecnologia de alta velocidade funcione, outro foguete de plasma teria de ser colocado em alguma plataforma em Marte, para brecar a espaçonave.

"Em vez de uma aeronave ter de carregar grandes e potentes unidades de propulsão, podemos ter uma carga menor", disse Winglee.

Ele acrescentou que essas unidades poderiam ser colocadas ao redor do Sistema Solar por missões da Nasa que estão em andamento. Unidades colocadas no Sistema Solar usariam força nuclear para criar o plasma ionizado, enquanto as unidades mais próximas do Sol poderiam usar a eletricidade gerada por painéis solares.

Marte fica a cerca de 77 milhões de quilômetros da Terra, apesar de essa distância variar de acordo com a localização desses dois planetas em sua órbita ao redor do Sol.

A Nasa investiu US$ 75 mil em um estudo de seis meses para validar o conceito e identificar os desafios envolvidos no desenvolvimento do foguete. A agência espacial americana já investiu a mesma quantia em outras 11 propostas similares.

Os projetos que passam dessa primeira fase recebem uma quantia de até US$ 400 mil por mais dois anos de desenvolvimento.

Segundo Winglee, o teste de uma missão do foguete Mag seria possível em cinco anos, se o projeto continuar recebendo apoio financeiro.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370765/visualizar/