Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 10:04

    Imprimir


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove evento para discutir a aplicação de técnicas e metodologias computacionais mais recentes para profissionais e pesquisadores das áreas de bioinformática, biologia computacional e biologia molecular. O tema está sendo tratado no III Workshop Brasileiro de Bioinformática (WOB 2004), na Academia de Tênis, em Brasília, DF, que termina amanhã.

Segundo a coordenadora do workshop, Natália Martins, a bioinformática é uma área fascinante e desafiadora. "De um lado temos a interpretação do DNA como uma linguagem, a dos genes - os genomas que contém informação. Do outro, a demanda por resoluções práticas a partir da informação contida nos genes, como por exemplo, prever o diagnóstico de doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e tantas outras. Além disso, permite também apreender conhecimento sobre o crescimento de plantas, melhorar a alimentação humana e trazer benefícios futuros para a humanidade", ressalta.

A bioinformática pode ser definida como uma nova área da ciência da computação que analisa a informação extraída dos projetos de pesquisa em biologia, genômica e proteômica (conjunto de proteínas de um organismo, que funciona como uma digital molecular de um ser vivo).

Os problemas biológicos são tratados de forma mais rápida e eficiente por meio de ferramentas computacionais poderosas, em que os dados são processados e analisados para reconstruir e modelar o funcionamento dos seres vivos. O crescente potencial desta área permite inúmeras aplicações como a prevenção de doenças e o desenho de novas moléculas terapêuticas.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370771/visualizar/