Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 09:21

    Imprimir


O plano de erradicação da febre aftosa nas Américas, definido pelo Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa nas Américas (GIEFA), será entregue em 1º de novembro de 2004, em Washington (EUA), a Mirta Roses Periagro, diretora da Organização Panamericana de Saúde (OPS).

No Brasil, o plano continental será divulgado em 1º de dezembro, durante reunião dos Ministros de Agricultura e setores privados do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA), programado para Brasília. Em síntese, o relatório prevê erradicação clínica da febre aftosa em cinco anos, a partir de 2005. As informações são de Sebastião Guedes, consultor do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), vice-presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC) e membro do GIEFA.

O plano de erradicação da febre aftosa nas Américas foi elaborado após a realização da Conferência Continental de Erradicação da Febre Aftosa, em Houston (EUA), no começo do ano. Segundo Sebastião Guedes, no caso do Brasil, especial atenção será dada à incorporação definitiva das regiões Nordeste e Norte no plano de erradicação, bem como às ações nas fronteiras, especialmente com Paraguai e Bolívia.

“Os recentes focos de aftosa no Amazonas e no Pará demonstram a necessidade de incorporar o Norte e Nordeste ao Plano Hemisférico de Erradicação da Aftosa e a importância do levantamento e atualização dos planos de combate às doenças nessas regiões, trabalho que o Sindan e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) estão financiando a pedido do Fórum Estadual de Saúde Animal (FONESA)”, explica Sebastião Guedes.

Segundo Guedes, outra importante recomendação do plano que será levado a Washington é a exigência da eliminação de qualquer manipulação do vírus da aftosa sem condições de biossegurança e o uso somente de vacinas biosseguras e sem proteínas não estruturais, ações que deverão ser implementadas em todo o continente americano.

Comercialização Recorde – Dados da Central de Selagem de Vacinas (Vinhedo/SP), órgão constituído por meio de parceria entre o Sindan e o MAPA, indicam novo recorde nas vendas de vacinas contra febre aftosa em 2004. O pico da campanha de vacinação no segundo semestre será em novembro e até o momento já foram comercializadas mais de 211 milhões de doses. “Devemos bater novo recorde em 2004, quando está prevista a comercialização de 340 milhões de doses – contra 328 milhões/doses em 2003. As vendas de vacinas crescem a cada ano e indicam a evolução no combate à aftosa, resultado do trabalho conjunto entre pecuaristas, governo e iniciativa privada. Agora é preciso que o investimento em sanidade animal seja cada vez mais sólido para alcançarmos o objetivo maior de erradicar a doença de todo o continente americano e acabar com as barreiras sanitárias enfrentadas pelo Brasil por conta da aftosa”, ressalta Emílio Salani, presidente do Sindan.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370780/visualizar/