Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 18:53

    Imprimir


Uma discussão entre feirantes e um entregador se transformou em violência generalizada na região chinesa de Chongqing, no oeste do país. Milhares de pessoas queimaram viaturas policiais e depredaram prédios do governo.

Tudo começou na noite de segunda-feira, numa briga entre vendedores de frutas e um entregador. Um dos feirantes se fingiu de autoridade e ameaçou usar seus poderes para encerrar a discussão a seu favor, informou a imprensa.

Quem assistia à discussão acabou se irritando com essa tentativa de abuso de poder e se envolveu na briga. Moradores disseram que a multidão chegou a 20 mil pessoas.

Segundo o site do jornal Ming Pao, de Hong Kong, foi necessária a intervenção de mil integrantes da tropa de choque, que usaram gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os desordeiros. De acordo com um informe oficial publicado no site do governo de Wanzhou, cinco pessoas foram presas por queimar e virar viaturas policiais e por roubar um computador de um prédio do governo. O informe não esclarecia as causas da confusão.

Vem crescendo na China a insatisfação pelo abuso de privilégios, com o aumento cada vez maior do fosso entre ricos e pobres. Centenas de milhões de camponeses estão excluídos do boom da economia.

Um policial de Wanzhou reconheceu que houve tumultos na segunda-feira, mas não quis dar detalhes. Segundo o jornal Ming Pao, tudo começou com uma discussão entre um homem e uma mulher. O homem havia esbarrado na mulher. Ela então ligou para um outro homem, que chegou ao local e espancou o entregador, chegando a ameaçá-lo de morte.

"A multidão impediu o casal de sair. Depois a polícia os levou. Quando se especulou que o homem era uma autoridade do governo, as pessoas ficaram muito irritadas e invadiram a sede do governo". Na quarta-feira, as autoridades locais ainda pediam calma aos moradores.

Numa reunião de emergência, o governo reforçou que não houve envolvimento de autoridades no incidente.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370859/visualizar/