Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 17:13

    Imprimir


O presidente de Israel, Moshé Katzav, visitou na tarde desta quarta-feira o antigo campo de concentração nazista de Mauthausen, 200 quilômetros ao oeste de Viena, onde depositou flores em memória das mais de 100 mil pessoas mortas ali durante o regime de Adolf Hitler.

Katzav está desde ontem na Áustria - país de origem do ditador nazista -, na primeira visita oficial de um mandatário israelense desde 1960, ano de início das relações diplomáticas entre os dois países.

O presidente federal austríaco, Heinz Fischer, acompanhou seu homólogo israelense a Mauthausen, que foi o maior campo de concentração nazista no território que hoje corresponde à Áustria. A maioria das vítimas era judia, mas também foram assassinados milhares de antifascistas, entre eles republicanos espanhóis.

Katzav disse que, mesmo 60 anos após o Holocausto, "é muito difícil entender o que ocorreu então". "É o dever da humanidade manter viva a memória desses crimes e assumir as conseqüências corretas deles", disse o presidente de Israel.

No início de sua visita oficial de quatro dias, Katzav disse ontem em Viena que as relações entre Áustria e Israel são "muito boas" e que as diferenças causadas pela entrada ao governo austríaco do Partido Liberal (FPÖ), há quatro anos, são algo do passado.

Em fevereiro do ano 2000, Israel, país onde milhares de seus cidadãos têm antepassados de origem austríaca, reduziu ao mínimo suas relações diplomáticas com a Áustria em protesto contra a participação dos liberais - sob o comando de Joerg Haider - na coalizão de governo.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370886/visualizar/