Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 07:36

    Imprimir


A União Tangaraense das Associações de Bairros (UTAMB) está com pouco mais de nove meses de fundação. Desde o início e após estar completamente regularizada, sua principal proposta de trabalho esta focada em atender as associações comunitárias, pois a grande maioria não tem as documentações adequadas e estão irregulares.

De acordo com o presidente da UTAMB, Luiz Carlos Rodrigues de Oliveira, o trabalho vem sendo ofertado não só para as entidades associadas quanto as demais. “A nossa proposta é dar sustentação e fortalecer o movimento comunitário, primeiro buscando a regularização dos documentos e posteriormente indo em busca de recursos para viabilizar projetos. É preciso que entendam que a UTAMB é uma entidade social e não política”, afirmou Luiz.

Conforme Luiz Carlos, já está trabalhando junto com a Associação de Moradores da Cohab Tarumã para conseguir uma verba no valor de 40 mil reais, para a construção do Centro de Multiuso do bairro. “Estão fazendo comparações entre a UTAMB e o CONTAC, isso é impossível, pois o CONTAC tem cerca de 17 anos de fundação, enquanto a UTAMB está com apenas nove meses. Mesmo assim, ficamos durante três meses no período eleitoral com as atividades paralisadas para não ter conotação política”, argumentou.

A sede da Associação ainda é na casa de seu presidente, a diretoria já está trabalhando para 2005 conseguir ter a própria sede, um espaço adequado para atender os membros das associações comunitárias.

Segundo Rosinéia Campos Manrich, presidente da ASCOMALTA e secretária executiva da UTAMB, os trabalhos desde a fundação têm dado certo, já estão agendadas reuniões para os próximos dias, mas o trabalho em si tem sido em auxiliar as associações a terem suas documentações. Cerca de 90% das associações estão com a documentação irregular, outras têm, mas não estão atualizadas. “Na Associação da Vila Esmeralda, por exemplo, o problema deixado pelas diretores anteriores é que, desde janeiro de 1999, não foram feitas as declarações de INSS e FGTS, pois todas têm que declarar, conseqüentemente não fizeram também o registro das atas em cartório, com isso a associação em si não tem condições de pleitear nenhum recurso pois não está regularizada para fazer projetos”, explicou Rose, dizendo que este foi apenas um exemplo, muitas estão na mesma situação.

Diante desta situação, é difícil ter um andamento rápido nos trabalhos, mas aos poucos vão sendo viabilizados. Como é o caso da Associação Feminina do Assentamento Antônio Conselheiro, que já está regularizada e agora busca recursos, e viabilizando também a documentação da Associação da Araputanga e das Associações das Agrovilas, dentre outras ações.

Além disso, a associação participa das atividades do Conselho Municipal de Saúde e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito. Para motivar também nos trabalhos, a UTAMB juntamente com a Associação das Empregadas Domésticas estarão participando de uma palestra sobre Marketing Pessoal.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371055/visualizar/