Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 18 de Outubro de 2004 às 15:58

    Imprimir


Cresce o interesse de outros países pelo Brasil. Segundo José Maurício Bustani, embaixador do país em Londres, a imprensa britânica ressalta quase diariamente a liderança do Brasil nas negociações comerciais internacionais. O embaixador, em entrevista ao boletim Em Questão - editado pela Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica - relaciona essa mudança à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Por tudo o que representa, por todos os valores que transmite e pelo projeto de mudança que simboliza, a opinião pública, incluindo os líderes mundiais, passaram a se interessar e a compreender o Brasil de maneira diferente”, diz.

Bustani conta que tem percebido um interesse do Partido Trabalhista britânico pelos projetos sociais defendidos pelo presidente Lula. “Somos candidatos a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Propomos projetos sociais com grande relevância e repercussão internacional, como o combate mundial à fome. Demonstramos generosidade e solidariedade, perdoando a dívida de países africanos menos favorecidos”, ressaltou.

Além disso, segundo o embaixador, a cultura brasileira atrai pela sofisticação: “o cinema brasileiro tem um peso muito maior no mercado internacional, atletas brasileiros são conhecidos em outros países, a música popular é um produto cultural marcante e, agora, o Brasil também se faz conhecido na moda, no cinema, nas artes plásticas e no design de móveis”. De acordo com Bustani, o Brasil ainda colhe os dividendos do evento Brasil 40°, em que mais de 600 produtos brasileiros, entre alimentos, calçados, cosméticos e jóias, ficaram expostos nas vitrines da loja Selfridges, localizada numa das principais vias comerciais do centro de Londres.

”Espero que isso dure por ainda um bom tempo. O resultado foi realmente além das expectativas. No plano comercial, pudemos colocar o design brasileiro diretamente na frente do consumidor britânico, dentro de uma das mais tradicionais e prestigiosas lojas de departamento deste mercado. A iniciativa gerou mais de US$ 12 milhões de matérias 'espontâneas' sobre o Brasil nas principais revistas e jornais britânicos”, destacou.

O embaixador destaca ainda as relações comerciais entre Brasil e Reino Unido. “Somos o maior parceiro comercial do Reino Unido na América do Sul, que ocupa normalmente a décima posição entre os nossos parceiros internacionais”, salientou.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371395/visualizar/