Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Outubro de 2004 às 08:25

    Imprimir


Os opositores do Partido Social Cristão (PSC, direita) e a Esquerda Democrática (ID, social-democrata) estão na frente nas eleições regionais e municipais do Equador, segundo os primeiros dados divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE). Os candidatos do Partido Sociedade Patriótica (PSP), que têm o apoio do presidente Lucio Gutiérrez, parecem muito longe da vitória.

Os primeiros dados extra-oficiais divulgados pela empresa espanhola Indra, contratada pelo TSE para a contagem, levaram em consideração 700 urnas eletrônicas instaladas em cinco cidades do país, que fazem parte de um plano piloto para modernizar as eleições equatorianas.

Depois das duas primeiras horas após o encerramento da votação, foram contados oficialmente os votos de apenas 1% dos eleitores. As 700 urnas eletrônicas, proporcionadas pelo Brasil com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA), captaram 0,70% do eleitorado, de cerca de 8,6 milhões dos 12,2 milhões de equatorianos.

A Esquerda Democrática estava na frente na província de Pinchincha, cuja capital é Quito, com seu candidato Ramiro González, que busca a reeleição, com 12.668 votos, que representam 51,93%.

Na província de Guayas (sudoeste), o Partido Social Cristão ganhava com o candidato Nicolás Lapentti, que recebia 7.627 votos (51,29%). A contagem rápida dava a vitória ao prefeito de Quito, Paco Moncayo, da ID, com 12.730 votos (57,07%).

O social-cristão Jaime Nebot ganhava na prefeitura de porto de Guayaquil (capital de Guayas) com 9.136 votos (67,62%). Na cidade andina de Cuenca (sul), a terceira mais importante, Hugo Cabrera (Esquerda Democrática) liderava com 6.461 votos (53,69%).




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371469/visualizar/