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Politica Brasil
Domingo - 17 de Outubro de 2004 às 15:56
Por: Anderson Pinho

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A profissionalização das campanhas eleitorais nos municípios mato-grossenses transfere da Capital para o interior o foco de atenção de profissionais como jornalistas, radialistas e publicitários que atuam no marketing político. Esse nicho de mercado se mostra atraente especialmente para profissionais locais, substituídos por aqueles oriundos de outros Estados. Igualmente competentes como os "pau-rodados" os profissionais da região são preteridos na hora de receber uma campanha.

Se a Capital não aproveita a mão-de-obra disponível, o interior agradece. Lá, tem espaço pra tudo, especialmente para cidades aonde há emissoras de rádio e/ou televisão. Conceitualmente esse ramo de atividade pode ser definido como um conjunto de técnicas e procedimentos, que tem como objetivos adequar um candidato ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida mostrando, obviamente, o melhor do que eles.

O ex-secretário de Estado de Cultura, jornalista Jurandir Antônio, acaba de retornar de Juara (a 690 km de Cuiabá) onde seus conhecimentos em marketing político contribuíram para a vitória do candidato Oscar Bezerra (PSB), eleito prefeito com 8.969 votos ou 56,91% do eleitorado juarense.

"É um mercado alternativo que tende a expandir com a troca de profissionais locais por aqueles de outros Estados. O interior já começa a formar uma nova safra de profissionais do marketing políticos. Habilidosos, jovens e empenhados no que fazem. Encontramos no interior a valorização não encontrada na capital", reforça. Segundo marqueteiros consultados, 90% dos candidatos que tiveram auxílio profissional no interior venceram o pleito.




Fonte: A Gazeta

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