Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 15 de Outubro de 2004 às 18:29

    Imprimir


O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, disse hoje que não há até o momento nenhuma decisão sobre nova captação no exterior neste ano, mas que não tem bola de cristal. . Segundo ele, a meta até 2005, que é de U$6 bilhões, está mantida. Sobre a dívida pública, Levy informou que este será o segundo ano consecutivo de redução. “Acho que este ano a queda deve ser de mais dois pontos percentuais”.

Levy explicou que, no começo, esse processo é mais difícil, mas a partir do acúmulo dessas reduções, a tendência vai ser a aceleração mais para a frente. "Vai ter uma espécie de bola de neve e vão se acelerando os resultados dessa política”. Segundo Levy, com a redução de dois pontos percentuais, a relação dívida pública-Produto Interno Bruto deve ficar em torno de 55%.

Ele destacou que esse número será atingido através do mecanismo da responsabilidade fiscal. “Gastamos na proporção do que podemos financiar dentro da nossa realidade orçamentária e fiscal”. O secretário confirmou que o alcance dessa meta independe de uma nova captação no exterior até o final do ano. Ele admitiu, entretanto, que essa captação, se fosse feita, seria uma antecipação de 2005.

De acordo com Levy, o governo tem uma meta em termos da dívida pública. “Não emitimos nada desde o começo deste governo em dívida indexada ao dólar, a chamada NTN-D, e não devemos emitir”. Isso levou a uma melhora significativa da exposição da dívida pública ao dólar, que passou de cerca de 40% para 14%. No caso da dívida isolada, esse número é de 5%.

Levy informou que, no final do ano, somente 5% da dívida pública interna devem ser atrelados ao dólar. Outro fator positivo é a queda da dívida externa brasileira, com diminuição da exposição das empresas, o que faz com que a economia como um todo seja menos vulnerável a modificações do câmbio e permite que as companhias, mesmo com a mudança no panorama externo, mantenham sua lucratividade, afirmou.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371660/visualizar/