Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Outubro de 2004 às 17:48

    Imprimir


O presidente da Sociedade Brasileira de Física, professor Dr. Adalberto Fazzio, estará em Cuiabá na próxima segunda-feira (18) para participar da abertura da Primeira Escola Mato-Grossense de Física (I Escofísica), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A abertura do evento será às 8h, no auditório da Física, no Instituto de Ciências Exatas e da Terra (Icet). Na seqüência, às 9h, Adalberto Fazzio fará um seminário sobre nanociências e nanotecnologia.

Nanotecnologia

A nanotecnologia não é uma tecnologia específica, mas todo um conjunto de técnicas, baseadas na física, na química, na biologia, na engenharia de materiais e na computação. O objetivo da nanotecnologia é ampliar a capacidade humana de manipular a matéria até os limites do átomo, criando novos materiais e desenvolvendo novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas.

As aplicações possíveis da nanotecnologia incluem aumentar a capacidade de armazenamento e processamento de dados dos computadores; criar novos mecanismos para a produção de medicamentos, mais seguros e menos prejudiciais ao paciente dos que os disponíveis hoje; criar materiais mais leves e mais resistentes do que metais e plásticos, para prédios, automóveis, aviões; além de muitas outras inovações em desenvolvimento ou que ainda não foram sequer imaginadas. Economia de energia, proteção ao meio ambiente, menor uso de matérias primas escassas são, também, possibilidades muito concretas resultantes da nanotecnologia que já estão ocorrendo hoje e que podem ser antevistas.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cnpdia.embrapa.br.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371668/visualizar/