Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 15 de Outubro de 2004 às 16:52

    Imprimir


Um pequeno grupo de pessoas tem a habilidade única de detectar quando alguém está mentindo, de acordo com pesquisadores dos Estados Unidos.

Um estudo da Universidade de San Francisco constatou que apenas 31 pessoas em um grupo de 13 mil puderam identificar em praticamente todos os casos quando alguém estava mentindo.

O grupo utilizou expressões faciais, linguagem corporal e maneiras de falar e pensar para identificar mentirosos, enquanto as outras pessoas não foram além de arriscar um palpite.

Os pesquisadores agora utilizam as informações para ajudar a treinar policiais e outros investigadores.

Talento

Nos testes, os participantes viam imagens em vídeo de diversas pessoas. O grupo bem-sucedido, cujos integrantes eram chamado de 'magos', foi capaz de observar alguns segundos das imagens e dizer quem mentia.

O estudo diz que os magos tinham "um talento natural", embora fossem altamente motivados e tendessem a ser mais velhos.

Policiais, advogados e agentes do FBI estavam entre os que não conseguiram detectar se alguém estava mentindo.

A taxa de sucesso dos magos foi maior até do que a do tradicional polígrafo, o detector de mentiras usado nos Estados Unidos, que tem taxa de sucesso de 60% a 70%.

"Esperamos que ao estudar esses magos, possamos aprender mais sobre padrões de comportamento e formas de pensar e falar que possam fazer o mentiroso se denunciar a um observador experiente", disse Maureen O'Sullivan, professora de psicologia da Universidade de San Francisco.

Emoções

Maureen disse que, apesar de as pessoas tentarem controlar suas expressões, a maioria não conseguiu evitar que seus sentimentos fossem demonstrados em seus rostos.

"Alguns dos músculos envolvidos nas expressões não estão sob nosso controle consciente. Principalmente quando sentimos emoções fortes, essas expressões aparecem em nossos rostos, mesmo que por apenas uma fração de segundo", explicou.

"Nossos magos estavam preparados para captar essas micro-expressões", afirmou.

Mas Aldert Vrij, professor de psicologia social da Universidade de Portsmouth, na Grã-Bretanha, que escreveu livros sobre reconhecimento de mentiras, lança dúvidas sobre o fato de esse grupo de pessoas ter uma habilidade especial para identificar mentirosos.

"As pessoas que mentem reagem de maneira diferente a cada mentira. Assim, não existe um padrão. Eles podem se sentir medrosos, culpados ou excitados quando mentem. Depende da pessoa", disse.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371682/visualizar/