Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 15 de Outubro de 2004 às 15:18

    Imprimir


O Projeto Pixinguinha estará novamente em Cuiabá no dia 27 de outubro. A Caravana 4 composta por Jussara Silveira, Nenê Quarteto, Mônica Tomasi e Tião Carvalho se apresenta no Ginásio da UFMT, às 20 horas. Um super show que dá continuidade à temporada 2004/2005 do Pixinguinha em Mato Grosso. O ingresso também será um quilo de alimento não-perecível.

O Pixinguinha é um programa de intercâmbio criado há mais de 25 anos pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), que no Estado tem o apoio para sua realização das Secretarias Estadual e Municipal de Cultura e da Coordenação de Cultura da UFMT. Após um período de sete anos de interrupção, o Pixinguinha renasce com caravanas formadas por músicos já consagrados nacionalmente e com artistas regionais. A proposta da Funarte é realizar três espetáculos em 2004 e sete em 2005.

Em Cuiabá, o primeiro show que abriu a edição 2004 foi no dia 28 de setembro e trouxe a caravana formada por Billy Blanco, Sebastião Tapajós, Titane e grupo Tambolelê. Mais de mil pessoas, de todas as idades, lotaram o estacionamento do ginásio de esportes da UFMT.

O segundo espetáculo pretende emocionar o público com a voz da intérprete baiana Jussara Silveira, com o talento dos músicos do Nenê Quarteto, a sensibilidade da cantora gaúcha Mônica Tomasi e as canções do compositor maranhense Tião Carvalho. Eles juntos vão prestigiar o público com um super show no Ginásio da UFMT, no dia 27 de outubro, às 20 horas.

Edição 2004 - Outubro

MÚSICOS

JUSSARA SILVEIRA - Arnaldo Antunes a definiu como uma intérprete "de densidade emocional extrema, que não deságua em dramaticidade". A imprensa baiana a batizou de "a cantora cool de Salvador". A revista "Vogue" sentenciou que "Jussara é a melhor cantora que você não conhece". O compositor, pianista, cantor e escritor paulista José Miguel Wisnik foi mais longe e a classificou como uma de suas cantoras-fetiche. Reações e elogios apaixonados como estes costumam marcar a trajetória da cantora Jussara Silveira, que, graças ao Projeto Pixinguinha, finalmente terá a oportunidade de mostrar seu trabalho em cidades como Goiânia, Porto Velho, Palmas, Rio Branco, Campo Grande e Cuiabá. O repertório das apresentações tem como base o terceiro CD solo da artista, "Jussara" (Maianga), que desenha uma delicada ponte musical entre Brasil, Portugal e África. O show seguirá a linha que norteou o CD, marcada pela simplicidade e valorizando a canção.

NENÊ QUARTETO

Hoje o grupo é formado por Nenê, compositor e percussionista gaúcho internacionalmente reconhecido, Alberto Lucas (contrabaixo), Mou Brasil (guitarra) e Moisés Alves (piano).

Nenê toca bateria profissionalmente desde os 16 anos, aos 19 entra para o histórico Quarteto Novo. Nenê já deu algumas voltas ao mundo, na companhia de músicos excepcionais: com suas próprias formações multinacionais (músicos brasileiros, dinamarqueses, franceses); com Elis Regina, com Milton Nascimento; em quarteto formado por ele, Egberto Gismonti, Charlie Haden e o guitarrista francês Michel Portal; entre outros. Tourneés com Bob Moses, Kenny Wheeler, Steve Lacy. Em setembro de 2004, lança o cd OGÃ, em que constam composições suas dedicadas à Itiberê, Airto, Gismonti, Flávia Aubert e Zezé Freitas.

Alberto Luccas - Iniciou seus estudos musicais aos 13 anos, passando por escolas como a Universidade Livre de Música Tom Jobim, onde estudou contrabaixo erudito com a professora Valéria Pólis (contrabaixista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Graduou-se no curso de Música Popular na Unicamp, onde além de cursar disciplinas como arranjo, percepção, composição e outras, continuou seus estudos de contrabaixo com o professor Jorge Oscar. Em 2002 tocou no projeto "Hermetismos Pascoais" com Nenê Trio, e com o mesmo grupo participou do 2o. Festival de Música Popular Brasileira - Instrumental Brasil em Tatuí.

Moisés Alves - Pianista e tecladista. Estudou e lecionou no Instituto de Música de Ribeirão Preto, cidade onde iniciou seus estudos musicais aos 16 anos, e começou a tocar com vários músicos de jazz e de música instrumental brasileira. Mudou-se para São Paulo e entrou para a Universidade livre de Musica, onde está estudando piano erudito. Tocou com grandes nomes da música instrumental brasileira como: Dinho Gonçalves, Léa Freire, Aldo Landi, Roberto Sion . Tem trabalhado também ao lado de vários nomes da música gospel como: João Alexandre, Comunhão e Adoração 4 ,Tiago Vianna, Kades Singers. Atualmente é pianista da Banda jazz sinfônica de Diadema, também faz workshops em várias cidades, e mensalmente coloca suas aulas no site www.uol.com.br/bibliaworld. Tem participações em vários CDs como produtor arranjador e instrumentista. É integrante do Nenê Trio desde 2003. Em 2004 lança com o trio, o cd Ogã.

Mou Brasil - Iniciou sua carreira profissional aos 17 anos. Tocou e gravou com Raposa Velha, Jazz Carmo Quinteto e Cozinha Baiana. Participou do Grupo Garagem por cerca de cinco anos, gravou dois discos e realizou apresentações em Los Angeles e turnês por todo o Brasil, com a participação de Leo Gandelman, no Rio de Janeiro e Heraldo do Monte, em São Paulo. Tocou com Caetano Veloso, em turnê pela Espanha e Itália e acompanhou Gal Costa por quatro anos, em turnês por todo o Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Israel, Japão e Portugal. Com Virginia Rodrigues esteve na Austrália, Malásia e Estados Unidos. Tocou com Sadao Watanabe, no Japão e foi convidado para tocar com Ruichi Sakamoto. Foi Diretor Musical do 1º Congresso de Música Instrumental, evento ocorrido no Sesc Vila Mariana, em Novembro de 2003. Em Dezembro do mesmo ano, participou do Mercado Cultural, em Salvador, BA.

MONICA TOMASI - A gaúcha faz sua parte na redescoberta do Brasil cancioneiro. Com a ajuda de Duca Leindecker (Cidadão Quem), que co-produz o disco com ela, Monica não esconde o que quer e o que sente. A começar pelo nome que escolheu para batizar seu terceiro CD - "Idéias Contemporâneas sobre o Amor". Ela expõe suas idéias musicais, claro, no pudor em usar baterias pesadas, no cuidado em privilegiar percussões e cordas. A busca do contemporâneo também está lá, na mistura de timbres eletrônicos com as sonoridades orgânicas. E amor tem de sobra. Monica segue falando a linguagem de quem se apaixona da grande cidade, na velocidade de quem troca um bar por outro, de quem persegue a identidade na informação, de quem percebe que só a absoluta sinceridade pode ser a chave.

TIÃO CARVALHO - Nascido em Cururupu, interior do Maranhão, em 1955, Tião Carvalho, começou ainda menino seu aprendizado nas danças e festividades maranhenses, quando acompanhava o pai e os tios nas brincadeiras de Tambor de Crioula e Bumba-meu-boi. Criou-se na capital maranhense, aonde participou de diversos grupos de dança (Grupo Cazumbá), teatro e bandas de música brasileira.

Tião Carvalho atuou como dançarino, músico e compositor, ao lado de Klauss Vianna, Ilo krugli, Maria Duchenis, Graziela Rodrigues, João do Vale, Sivuca, Ná Ozzetti, Hermeto Pascoal, Cássia Eller, Pina Baush, Kasuo Ouno, entre outros nomes da música, teatro e dança brasileiros e internacionais. Participa anualmente das Festas de Bumba-meu-boi do Maranhão, e é sempre convidado pelas Secretarias de Cultura Municipal e Estadual do Maranhão a realizar shows na cidade de São Luís, junto à outros representantes do cancioneiro popular daquele Estado.




Fonte: Secom-MT/Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371706/visualizar/