Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 15 de Outubro de 2004 às 10:24
Por: RAQUEL TEIXEIRA/ROSI MEDEIROS

    Imprimir


Economia do Estado deve crescer menos daqui 2 ou 3 anos, alerta o governador Blairo Maggi.

O governador Blairo Maggi afirmou nesta quinta-feira (14.10), durante a entrega do prêmio Mérito Empresarial "Archimedes Pereira Lima", da Associação Comercial e Empresarial e Cuiabá (ACC), que os empresários e produtores mato-grossenses devem estar preparados para enfrentar uma retração no crescimento econômico do Estado, o que deve acontecer dentro de dois ou três anos.

"É um processo que faz parte do mercado, mas o Estado deve estar preparado para esse momento com muita firmeza", afirmou Maggi ao falar do bom desempenho que Mato Grosso tem demonstrado nos últimos 20 meses. "Não somos um tigre asiático, mas um tigre amazônico", ressaltou Maggi ao falar da taxa de crescimento do Estado, que é de cerca de 8% ao ano.

O prêmio Mérito Empresarial, que neste ano premiou a empresa de telefonia Brasil Telecom, foi criado pela ACC em 1981 com a intenção de estimular a classe empresarial. O troféu homenageia o empresário já falecido Archimedes Pereira Lima, fundador da cervejaria Brahma na Capital e do jornal O Estado de Mato Grosso.

Maggi e a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi foram homenageados pela ACC. Na oportunidade, o governador destacou a expansão da Brasil Telecom no Estado, acompanhado o desenvolvimento na medida do desenvolvimento de Mato Grosso, atendendo as mais distantes localidades. "É uma justa homenagem para uma empresa que está buscando conhecer a realidade de nosso Estado".

Para o presidente da ACC, Pedro Nadaf, a escolha foi realizada com base no trabalho comprovado da empresa em prol da expansão econômica e social de Mato Grosso. "É uma felicidade para a associação premiar a empresa que trabalha pelo Estado com responsabilidade social", afirmou Nadaf destacando o trabalho da Brasil Telecom que emprega em seus call centers (centros de atendimento) em Cuiabá 180 portadores de deficiência física, auxiliando na inclusão social destas pessoas no mercado de trabalho.

Desde 1998 a empresa presta serviços de telefonia fixa local em mais de dez estados brasileiros e em Mato Grosso prevê até o final deste ano atender mais de 805 dos municípios com a nova tecnologia em telefonia celular, GSM. Atualmente, oferece além desse novo serviço, oferece conexão à internet em alta velocidade, operações fixa, dados e voz e longa distância nacional e internacional. A Brasil Telecom tem hoje 10,7 milhões de linhas instaladas, 296 mil telefones públicos e uma taxa de digitalização da rede de 99%.

A forma moderna e dinâmica como vem sendo administrado o Estado foi destacado pelo vice-presidente da Brasil Telecom, Jorge Jardim, como sendo um dos fatores responsáveis pela atração de novos investimentos empresariais para Mato Grosso. O grupo de telecomunicações Brasil Telecom irá investir neste ano na sua empresa em Mato Grosso R$ 100 milhões, nos setores da telefonia fixa e móvel. Estas e outras informações sobre a expansão e atuação da empresa foram apresentadas, nesta quinta-feira (14.10), pelo vice-presidente da Brasil Telecom, que esteve no Palácio Paiaguás acompanhado de diretores nacionais e regionais da empresa, ao governador Blairo Maggi.

"Mato Grosso desfruta da imagem de um Estado progressista, moderno, voltado para uma indústria crescente, que é o agronegócio. Um Estado conduzido por um governador com perfil dinâmico moderno e muito sensível ao progresso", disse o vice-presidente da Brasil Telecom. Ele destacou que a atração de novos investimentos impulsionam a economia do Estado e faz com haja uma demanda maior por serviços. "Os investimentos fazem com que haja uma necessidade maior de telecomunicações e isso determina que a Brasil Telecom tenha sempre que crescer para atender estas novas demandas", aposta o vice-presidente se referindo ao desenvolvimento do Estado.

Participaram da solenidade os secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania), Yênes Magalhães (Planejamento e Gestão), João Carlos Ferreira (Cultura), Geraldo de Vitto (Administração) e os diretores da Brasil Telecom Edmond Fernandes Santiago, Sérgio Antunes Lemos, José Sampaio de Medeiros e diretores da ACC.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371791/visualizar/