Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Outubro de 2004 às 06:17
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


O candidato do PT à prefeitura de Cuiabá, Alexandre Cesar, vai abrir e encerrar o primeiro debate do segundo turno das eleições municipais. O programa será realizado hoje à noite, à partir da 21 horas, pela TV Brasil Oeste/Rede Bandeirantes (canal 08). A ordem de fala dos candidatos foi defina por sorteio realizado previamente. Por ser polarizado em apenas dois candidatos, a expectativa é que a apresentação de propostas seja mais detalhada.

Para mediar o debate, que será divido em seis blocos, a TBO trouxe o jornalista e apresentador Otávio Ceschi Júnior, da Rede Bandeirantes e Band News. “A nossa preocupação é garantir a imparcialidade na condução do programa e proporcionar o espaço para que os candidatos apresentem suas propostas à população”, considerou Judite Rosa, diretora de jornalismo da emissora.

No primeiro, depois da apresentação das regras do debate, os dois candidatos, Alexandre Cesar (PT) e Wilson Santos (PSDB), responderão a uma pergunta única feita pelo mediador. O petista é o primeiro a usar a palavra.

No segundo e no quinto blocos, os postulantes responderão perguntas feitas pelos quatro jornalistas convidados pela emissora, Ademar Andreola, Sérgio Oliveira, Araísa Ferreira e um representante do Diário de Cuiabá. Dois candidatos perguntarão no segundo bloco e dois no quinta. Cada um terá direito a fazer uma pergunta a cada candidato, sendo que quem vai comentar a resposta é o candidato adversário.

Os candidatos farão perguntas entre si no terceiro e quarto blocos, sendo que o primeiro a perguntar será Wilson Santos. O candidato que fizer a pergunta terá 30 segundos para formulá-la e 45 segundos para fazer o comentário. Já o que vai responder terá dois minutos para a resposta e 45 segundos para a réplica. Em cada um desses blocos os candidatos farão duas perguntas e responderão duas. No quarto bloco a ordem se inverte e Alexandre Cesar é o primeiro a perguntar.

O sexto bloco será utilizado para as considerações finais, onde cada postulante terá direito a utilizar dois minutos e trinta segundos. De acordo com o sorteio, Wilson será o primeiro a se despedir dos telespectadores e Alexandre Cesar fechará as discussões.

EXPECTATIVA – Diferente do primeiro turno, nenhum dos dois candidatos deixará de cumprir agenda para se preparar para o debate. A linha, segundo eles, será a mesma do primeiro turno. Os dois concordam, no entanto, que em função do menor número de candidatos, será possível detalhar mais as propostas durante o programa.

No primeiro turno Alexandre Cesar, além das propostas procurou mostrar a relação de Wilson Santos com o grupo político do ex-governador Dante de Oliveira (PSDB). “Vamos fazer um debate político apresentando as propostas, mas as críticas políticas vão continuar”, assegurou o petista.

Wilson Santos, por sua vez, que no primeiro momento da disputa criticou o candidato petista por meio das ações do governo federal, comandado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que vai seguir a mesma linha já demonstrada à população. “A diferença é que com o aumento do tempo o candidato tem a possibilidade de expor melhor suas propostas”, considerou.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372021/visualizar/