Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 22:45

    Imprimir


A Guarda Civil espanhola apreendeu mais de 33 toneladas de madeira de jacarandá brasileira, correspondentes a cerca de mil árvores, que seriam utilizadas para fabricar instrumentos musicais, especialmente violões espanhóis.

A operação aconteceu nas províncias de Madri, Cuenca, Granada e Valência. Os agentes realizaram inspeções em 21 empresas e estabelecimentos de fabricação e venda de instrumentos musicais. Entre o material apreendido, há também 25 violões além de inúmeras peças para fabricação do instrumento.

Com a autuação, a "Operação Madeira", desarticulou uma das maiores redes de contrabando, manufatura e distribuição de jacarandá, uma espécie em extinção na Amazônia brasileira. Por enquanto, seis pessoas foram incriminadas.

O jacarandá está incluído no Apêndice I - grau máximo - de proteção a espécies ameaçadas de extinção do Convênio sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Flora e Fauna Silvestres (CITES).

A matéria-prima apreendida tem valor aproximado de 3 milhões de euros e era utilizada para fabricação de instrumentos musicais, especialmente violões espanhóis, cujo preço no mercado pode chegar a 6 mil euros.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372032/visualizar/