Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 21:38
Por: Elaine Tortorelli

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, realiza até o dia 15 de outubro em Alta Floresta o 2º Seminário de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Mato-grossense (Sedesus).

Considerado o principal evento científico sediado pelo Campus Universitário de Alta Floresta, o Sedesus tem como marca principal a interdisciplinaridade proporcionada pelas discussões e reflexões facilitadas por pesquisadores e autoridades das mais diversas áreas do conhecimento relacionadas com o tema, Educação para a Sustentabilidade.

Tendo como abordagem principal, a agricultura familiar na região Norte de Mato Grosso, o evento objetiva ainda promover a discussão e socialização de resultados de projetos de pesquisa relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Na programação, 50 atividades entre mini-cursos, palestras, mesas-redondas e espaços de socialização das práticas extensionistas da Universidade proporcionarão a comunidade acadêmica, representantes de organismos não governamentais e profissionais ligados às áreas da educação, ciências sociais, biológicas, agrárias e florestal, experiências que demonstrarão a viabilidade da utilização dos recursos naturais, econômicos, políticos, sociais e culturais de forma sustentável, apontando assim, caminhos para o processo de desenvolvimento com um menor grau de impacto ambiental.

Contando com a participação de representantes e técnicos do Ministério do Meio Ambiente, MMA , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, e Fundação Estadual de Meio Ambiente, Fema, o Sedesus apresentará a atuação desses organismos governamentais no trabalho de fomentação de políticas públicas, programas e projetos voltados para a área ambiental na Amazônia.

Momentos culturais, como performances teatrais e atrações musicais também estão presentes nessa segunda edição do seminário que conta ainda com apresentação da Dança Indígena executada pela nação Kaiabí.

Lançamentos do Livro "Educação Ambiental Crítica", de autoria de Lademir Luiz Zart, Pró- reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Unemat, e da Revista Ciências Agro-ambientais compõem a programação do seminário que é uma realização da Universidade em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Fapemat, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Cnpq, Financiadora de Estudos e Projetos, Finep e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR – Reforçando o espaço de discussão e socialização de propostas e projetos que tem como parâmetro o desenvolvimento sustentável, o Campus Universitário de Alta Floresta realiza em concomitância com o Sedesus, a II Semana de Agronomia e de Engenharia Florestal.

O evento é voltado para a comunidade acadêmica dos cursos desenvolvidos pela Unemat no Programa Ciência Agro-ambientais. Proposta executada com base em uma metodologia diferenciada de ensino que proporciona, por meio da interdisciplinaridade, a produção de conhecimentos a partir da realidade regional.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372056/visualizar/