Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 12 de Outubro de 2004 às 16:52

    Imprimir


As plantações de laranjas e toranjas do estado da Flórida registrarão uma significativo queda em 2004 por terem sido destruídas por três poderosos furacões, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Departamento de Agricultura dos EUA. A Flórida, o segundo maior produtor mundial de suco de laranja, produzirá 176 milhões de caixas de laranja de 40,8 quilos cada uma, o que significa uma redução de 27%.

Enquanto isso, a colheita de toranjas gerará 15 milhões de caixas de 38,5 quilos cada uma, o que representa uma diminuição de 63% em relação à última temporada, destacam os cálculos desse organismo.

A produção de suco de laranja também registrará uma queda de 29% este ano devido a uma colheita menor desta fruta. No entanto, existem reservas suficientes para cobrir as necessidades dos consumidores americanos, indicou, por sua vez, o Departamento de Cítricos da Flórida.

Os furacões Charley, Frances e Jeanne derrubaram árvores frutíferas e inundaram extensas áreas dedicadas ao cultivo dos cítricos na parte sul do centro da Flórida.

O Frances e Jeanne, ciclones de força devastadora, atingiram duramente os condados de St. Lucie, Martin, Indian River e Palm Beach, ao norte de Miami, onde aproximadamente 45.360 hectares estão destinados à produção de laranja e 32.400 à toranja.

O condado de Polk, o maior produtor de cítricos da Flórida, também foi fortemente afetado pelo Jeanne", segundo o Departamento de Cítricos da Flórida.

A Flórida Citrus Mutual, que agrupa mais de 11.000 produtores, disse que só o furacão Charley destruiu 20% da colheita de cítricos ao cruzar o estado de oeste a leste.

A indústria de cítricos gera à economia da Flórida 9 bilhões de dólares anuais, emprega 90.000 pessoas e é a segunda em importância para o estado, atrás apenas do turismo.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372349/visualizar/