Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 11 de Outubro de 2004 às 22:26

    Imprimir


Dois policias morreram e outro ficou gravemente ferido em Cuba, num acidente com o carro em que transportavam um dissidente preso doente para receber tratamento, informaram fontes da dissidência na segunda-feira.

Omar Pernet Hernández, de 59 anos, um dos 75 dissidentes presos no ano passado pelo governo do presidente Fidel Castro, sofreu várias fraturas na perna esquerda, fraturou a clavícula e feriu gravemente o olho esquerdo.

Os policiais mortos são um major e um capitão do Ministério do Interior, que levavam o dissidente do presídio Las Mangas, na Província de Bayamo, até o centro da ilha, onde receberia o tratamento, disse o veterano ativista dos direitos humanos, Elizardo Sánchez.

O acidente aconteceu no fim da tarde de domingo quando o automóvel da polícia Lada, de fabricação russa, bateu em outro carro nas imediações da cidade Ciego de Avila.

Pernet, que cumpre sentença de 25 anos de prisão, está internado na ala de presos do hospital provincial de Ciego de Avila, disse Sánchez, presidente da Comissão Cubana de Direitos Humanos. "O acidente piorou drasticamente a saúde de Pernet", disse, acrescentando que o presidiário sofria de hipertensão, úlcera, inchaço do fígado, problemas renais e de inflamação crônica dos pulmões.

Sánchez investiga se o dissidente estava algemado dentro do carro, que foi considerado por ele como inadequado para o traslado de presos. Pernet foi preso em março do ano passado e condenado a 25 anos de prisão por suas atividades de oposição ao governo de Castro. Nos últimos meses, as autoridades comunistas da ilha libertaram, por motivos de saúde, sete entre os 75 dissidentes presos.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372484/visualizar/