Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Outubro de 2004 às 15:49

    Imprimir


O presidente regional do PTB, deputado federal Ricarte de Freitas, anunciou ontem apoio formal ao candidato Wilson Santos (PSDB) no segundo turno das eleições em Cuiabá. Dificuldades ocorridas no período das convenções partidárias inviabilizaram a composição com a legenda do Governo Federal, o PT, do qual o PTB é aliado nacionalmente. Freitas informou inclusive que sequer foi contatado pelos petistas nesse processo de articulação para o segundo turno.

Segundo Ricarte de Freitas, o entendimento com o candidato Wilson Santos foi de participação efetiva na campanha, no plano de governo e na administração da prefeitura, caso seja eleito. A decisão da cúpula petebista, disse, foi tomada em reunião com os candidatos a vereador, representantes dos diretórios municipal e estadual da legenda. “por unanimidade, nós decidimos que o candidato que melhor representa os filiados do partido é o deputado Wilson Santos. Não houve qualquer manifestação contrária”, informou.

O dirigente petebista ressaltou que, no contato com Wilson Santos, não se tratou especificamente da divisão de cargos na prefeitura. Sobre a decisão de apoiar um nome que não faz parte do arco nacional de aliança do partido, Freitas garantiu que só o fez com anuência do presidente nacional, deputado federal Roberto Jefferson (RJ). “Eu perguntei se a posição no primeiro turno valia para o segundo turno e ele disse que sim, já que Cuiabá é uma situação atípica”, explicou.

A situação “atípica” a que se refere Ricarte de Freitas diz respeito ao veto do PT a alguns membros do partido no processo de negociações para o apoio no primeiro turno. “A Executiva Regional do PTB/MT confirma, desta forma, a pequenez dos atos e pensamentos de parte do PT em Mato Grosso que se julga no direito de colocar, numa mesa de negociações políticas, possibilidade de veto a qualquer de seus filiados”, disse o presidente regional, à época, em nota oficial do partido.

O parlamentar evitou fazer conjecturas para as eleições de 2006, sob o argumento de que a Reforma Política alterará o quadro de composições. “Ainda não dá para fazer qualquer projeção porque fica difícil saber como serão as regras para as coligações em 2006”, afirmou. Do PT, nesse segundo turno, Freitas afirmou que teve um contato telefônico com o ministro da Casa Civil, José Dirceu, mas que não foi possível conversarem porque ele foi chamado às pressas pelo presidente da República na quarta-feira. “Acredito que eles não devem ter conforto em nos procurar novamente”, cutucou.

O apoio do PTB ao candidato Wilson Santos foi anunciado na tarde de ontem, no escritório do PTB regional




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372692/visualizar/