Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Outubro de 2004 às 13:23

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje que a relação do governo com as prefeituras precisa ser cada vez mais próxima. Segundo ele, os prefeitos podem ajudar na definição do orçamento da União e das políticas públicas que o governo federal deve executar.

O presidente participou esta manhã da cerimônia de encerramento da reunião do Comitê Executivo da Organização das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), realizada em São Paulo.

Em seu discurso, Lula afirmou que o governo tem boas relações com prefeitos de todos os partidos. “É importante pegar prefeituras de outros partidos. Pode pegar o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, que é de um partido antagônico ao PT. Ele vai dizer que, em 12 anos de vida pública no Rio, nunca um governo tratou a cidade com o carinho que o governo federal tem tratado, repassando não apenas recursos, mas estabelecendo convênios na política de transferência de renda".

O presidente também enfatizou a importância dos investimentos federais em saneamento básico nos municípios. “Em apenas 19 meses de governo, o que liberamos ou contratamos para saneamento básico é 14 vezes mais do que o que foi liberado de 1997 a 2002. Portanto, em apenas um ano e meio, contratamos mais recursos do que tudo o que tinha sido feito neste país nos últimos sete anos”, disse o presidente.

De acordo com o presidente, entre 1995 e 2002, 300 mil crianças morreram por doenças adquiridas em virtude da falta de saneamento nas grandes regiões metropolitanas do Brasil. “Cuidar do saneamento básico é cuidar da saúde. Para cada R$ 1 investido, se economiza R$ 3 na área de saúde. É mais barato evitar que as pessoas fiquem doentes do que curá-las depois”.

A CGLU é uma entidade mundial de representação das cidades e reuniu prefeitos e representantes de governos de diversos países neste evento. O objetivo é estimular a troca de experiências em programas de combate à pobreza e inclusão social. Com sede em Paris, a instituição conta com 106 membros representativos de 100 mil cidades de todos os continentes.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372720/visualizar/