Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 08 de Outubro de 2004 às 10:04

    Imprimir


Deputado Eliene Lima destacou performances dos atletas que representaram Mato Grosso e venceram todas as barreiras para conquistar medalhas.

O deputado Eliene Lima (PSB) apresentou Moção de Aplausos para os atletas João Batista da Silva, do futebol de cinco para cegos e Cláudia Paula Gonçalves de Amorim, jogadora de golbol pelo excelente desempenho nas paraolímpíadas de Atenas, ficando entre os melhores do mundo.

O parlamentar destacou o mérito do atleta João Batista da Silva, -considerado pelo Comitê Olímpico Internacional como o melhor jogador do mundo. “A conquista de Atenas é um orgulho para nosso país. João Batista foi o grande destaque da seleção brasileira que conquistou o ouro no futebol de cinco”, disse o deputado.

E acrescentou que com nove gols marcados, ele foi decisivo para levar o Brasil ao alto do pódio, conquistando a medalha de ouro. O atleta João Batista é mineiro de Caratinga, radicado em Mato Grosso há três anos. Começou a jogar futebol de cinco para cegos aos dezesseis anos, no Instituto dos Cegos de Belo Horizonte (MG).

O deputado observou que como ele apresentava jogadas brilhantes, logo foi convocado para a seleção brasileira e desde 2000 é considerado pelo Comitê Olímpico Internacional como o melhor jogador do mundo.

Trajetória

Há sete anos João Batista vem obtendo excelentes resultados na Seleção Brasileira, em todos os campeonatos foi considerado o melhor artilheiro do mundo, campeão da Copa América – 1997, em Assunção – Paraguai; Campeão do 1º Mundial para Cegos em Paulicéia (SP) – 1998; vice-campeão da Copa América em 1999 – Buenos Aires; Bicampeão Mundial em 2000 – Jerez de La Frontera – Espanha; bi-campeão da Copa América em Paulicéia(SP) – 2001; 3º colocado no mundial em 2002 – Niterói(RJ); campeão da Copa América em 2003-Bogotá-Colômbia e o atual título de campeão das paraolímpíadas de Atenas.

GOLBOL

Cláudia é mato-grossense, nascida em Cuiabá em 1976, é jogadora de golbol há três anos pela Associação Mato-grossense dos Cegos, onde recebe todo apoio necessário. “Ela é uma vitoriosa. Os atletas dos jogos paraolímpicos já são vencedores na arte da superação”, destacou.

O parlamentar acrescentou que ela é muito determinada e por isso tem conseguido muitos títulos. Em 2002 pela AMC conquistou o campeonato brasileiro disputado em Belo Horizonte (MG); em 2002 participou pela Seleção Brasileira do campeonato mundial realizado no Rio de Janeiro, conquistando a sétima colocação; em 2003 ganhou, novamente pela AMC, o Bicampeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro; em 2004 foi para as Paraolímpíadas de Atenas pela Seleção Brasileira, classificando-se em sétimo lugar.

“Os paraolímpicos são protagonistas de um grande espetáculo esportivo, o da superação. O verdadeiro espírito olímpico está presente no coração de cada um. A vitória é subjetiva, a premiação é a sua própria superação”, disse Eliene.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372755/visualizar/