Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 08 de Outubro de 2004 às 09:42

    Imprimir


O secretário especial do Meio Ambiente esteve em Poconé vistoriando área degradada que está sendo recuperada pela Fema.

O secretário especial do Meio Ambiente, Moacir Pires, esteve em Poconé (104km de Cuiabá), nesta quinta-feira (07.10), para vistoriar as obras do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas, promovido pela Fema (Fundação Estadual do meio Ambiente) e parceiros, na área urbana do município.

O projeto é parte de um programa-piloto de recuperação de áreas degradadas, desenvolvido pela Coordenadoria de Mineração da Fema, e está transformando uma área de risco do perímetro urbano da cidade em um parque de mineração temático. "Vamos transformar esta área degradada em um importante ponto de visitação da comunidade", disse Sandra Márcia Laet, coordenadora do projeto.

No parque, que deve ser inaugurado no final deste ano, os 12 hectares degradados se transformam em trilhas de caminhadas, quadras de vôlei e peteca, quiosques, banheiros, área para atividades físicas - com equipamentos de ginástica, área administrativa e viveiro, aberto ao público, gratuitamente.

O viveiro é uma atração à parte. Nele serão plantadas de 60 mil a 80 mil mudas ao ano, que servirão para reflorestar a área do parque, arborização urbana do município e distribuição nas escolas.

"É gratificante pegar uma área totalmente degradada, uma área que era um risco pra a população devido ao processo erosivo do solo, e transformar em um ponto de visitação turística, um orgulho para a cidade. E estamos fazendo isso com o apoio e a participação da comunidade, pois precisamos de envolvimento deles para concretizar projetos como este", ressaltou Pires.

O projeto de recuperação de áreas degradadas implantado em Poconé conta com a parceria da ANA (Agência Nacional das Águas), GEF (Fundo para o Meio Ambiente Mundial), PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e OEA (Organização dos Estados Americanos); além da parceria de garimpeiros, empresários e comunidade local.




Fonte: Fema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372756/visualizar/