Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 07 de Outubro de 2004 às 15:23

    Imprimir


Preservar a biodiversidade para garantir segurança alimentar à população mundial. Este é o tema escolhido pela Fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) para a campanha da Semana da Alimentação este ano. Segundo Jacques Diouf, diretor geral da FAO, a biodiversidade ameaçada pode comprometer a segurança alimentar global.

A FAO estima que três quartos da diversidade genética dos cultivos agrícolas tenham se perdido durante o século passado. "O abastecimento de alimentos torna-se mais vulnerável. Há, com isso, menos possibilidades de crescimento e inovação na agricultura", afirmou Diouf, durante cerimônia pelo Dia Mundial da Alimentação, no Palácio do Planalto.

A data será comemorada no dia 16 de outubro, em mais de 150 países, durante a Semana da Alimentação 2004. Segundo Diouf, a semana tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas da fome e da desnutrição no mundo.

Em seu discurso, o diretor geral da FAO lembrou que famílias rurais de países em desenvolvimento não encontram variedade suficiente de alimentos em seus mercados locais. "Ou são muito pobres para poder adquiri-los, por iso, elas devem aproveitar as variedades de plantas e as raças de gado", afirmou, logo após alertar que, das 6.300 raças de animais conhecidas, 1.350 estão em perigo de extinção ou já se extinguiram.

Diouf também elogiou a atuação do governo brasileiro no combate à fome. "Ao grande esforço do país para combatê-la a nível nacional, mediante o programa Fome Zero, e o papel internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na iniciativa de Genebra, para lutar contra a fome no mundo". O representante da FAO disse esperar que, em 2005, possa "liberar da fome os 9,3 milhões de lares brasileiros, que representam cerca de 44 milhões de pessoas".

Durante a solenidade, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, anunciou que a FAO irá investir, entre 2004 e 2006, mais de R$ 16 milhões em programas de segurança alimentar. Patrus lembrou ainda os programas que seu ministério vem desenvolvendo, como políticas de geração de trabalho e renda, aumento das verbas para merenda escolar, e apoio a pequenos e médios produtores rurais.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372889/visualizar/