Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 07 de Outubro de 2004 às 10:39

    Imprimir


A entidade responsável pela central nuclear de Chernobil, no norte da Ucrânia, onde há 18 anos ocorreu a maior catástrofe nuclear da História, informou hoje que começará a ser construído na usina um depósito para resíduos nucleares.

O reservatório terá 71.280 metros cúbicos de capacidade e vai ser incorporado ao complexo tecnológico instalado na central, que atualmente recicla o combustível nuclear de três de seus quatro reatores, disse um porta-voz da entidade estatal Chernobil.

Os resíduos sólidos obtidos dessa operação, de baixa e média radiação, serão guardados no depósito por pelo menos 30 anos, explicou o funcionário.

A central de Chernobil foi fechada de maneira definitiva em 15 de dezembro de 2000. Atualmente, ela é administrada por uma entidade estatal encarregada de sua segurança e de executar um programa para o desmonte dos reatores e o processamento de seu combustível nuclear.

Em abril de 1986, uma explosão no quarto reator de Chernobil espalhou no ambiente pelo menos 200 toneladas de material nuclear com uma radiatividade de 50 milhões de curies, equivalente a cerca de 500 bombas atômicas.

Sobre o reator destruído e centenas de toneladas de terra, água e estruturas altamente contaminadas foi construído o chamado "sarcófago", que protege o meio ambiente desse perigoso foco de contaminação radiativa.

Mas algumas partes do sarcófago estão velhas e requerem uma urgente reparação. Em janeiro deste ano, a Comissão Européia destinou 18 milhões de euros para programas relacionados com a tragédia nuclear, inclusive para obras de reparação e manutenção do "sarcófago".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372930/visualizar/