Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Outubro de 2004 às 11:31

    Imprimir


A menos de um mês para o início do período da piracema, a Fema alerta que a fiscalização deste ano dará um tratamento diferenciado e mais rigoroso, pois serão trabalhadas as três bacias hidrográficas, que pertencem ao Estado de Mato Grosso, separadamente. Na do Alto Paraguai o período vai do dia 3 de novembro a 28 de fevereiro de 2005. Já na Amazônica e do Araguaia será antecipada em dois dias. Todas serão monitoradas em conjunto pelos Estados que as englobam, além de Mato Grosso. Um projeto piloto de pesquisas vai estar sendo desenvolvido na bacia do Alto Paraguai, que contará com a integração de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“O interessante que está acontecendo é que o método de pesquisa é único, o que não acontecia antes, onde cada Estado trabalhava para si, estabelecendo os períodos de piracema em datas diferenciadas”, ressaltou a diretora de Recursos Hídricos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Alessandra Panizi.

Ela explica que esse projeto experimental estará sendo realizado primeiramente na bacia do Alto Paraguai para que seja possível investir a idéia em outras regiões, se adequando as falhas e acertos.

Todo o trabalho contará com a parceria de alunos e professores do curso de Biologia e outras afins, das Universidades Estadual de Mato Grosso (Unemat), Federal de Mato Grosso (UFMT) e de Várzea Grande (Univag).

A pretensão da Diretoria de Recursos Hídricos é de que os Estados trabalhem integrados, sem diferenciar o tratamento e o período de proteção à reprodução natural dos peixes. Também que sejam emitidos boletins informativos mensalmente sobre as condições dos peixes.

Para isso, a fiscalização contará com equipes da Fema, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Polícia Ambiental.

Os principais rios de Mato Grosso que serão fiscalizados são o Cuiabá, São Lourenço, Vermelho, Correntes-Taquari, Pantanal Mato-grossense e o Paraguai, todos da bacia do Alto Paraguai, durante o período de 3 de novembro a 28 de fevereiro do próximo ano.

Da bacia Amazônica os principais são os rios Guaporé, Extremo Norte Aripuanã, Juruena-Arinos, Teles Pires e Xingu. E da bacia do Araguaia, os rios das Mortes e o Araguaia, que serão fiscalizadas entre o dia primeiro de novembro e 28 de fevereiro de 2005.

Pesque-e-Solte

Será liberado o “Pesque-e-Solte” em lugares específicos dentro da planície da bacia do Alto Paraguai, de 1 de janeiro até o último dia da piracema, e com equipamentos adequados.

De acordo com Alessandra, todo esse processo será estabelecido pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

“Quem tem a obrigação de determinar os locais e equipamentos permitidos é o Consema, e isso ainda não foi feito”, ressaltou a diretora de Recursos Hídricos, em virtude da preocupação com o ecoturismo e a inclusão social, que é dar a oportunidade das empresas estarem trabalhando, mas com o controle adequado.

Disque-denúncia

Um serviço de disque-denúncia gratuito é fornecido à população para avisar as irregulariedades da pesca, pelo 0800-65-38-38. Um outro telefone também está atendendo às denúncias pelo celular 9982-4185.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373139/visualizar/