Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Outubro de 2004 às 11:08

    Imprimir


Dez pessoas morreram hoje, terça-feira, em diversos incidentes registrados no norte, centro e sul do Iraque entre tropas americanas e insurgentes iraquianos, enquanto em Faluja há negociações em andamento para evitar um ataque como o de Samarra. O incidente mais grave aconteceu em Latifiya, cerca de cem quilômetros ao sul de Bagdá, quando um grupo armado abriu fogo contra um veículo e matou quatro passageiros e feriu outros dois. Abas Yafar, oficial da polícia de Hila, capital da região do centro-sul - onde aumentam os ataques da insurgência -, disse que não se sabe o motivo do ataque.

Na cidade de Mossul, 450 quilômetros ao norte de Bagdá, outros três civis iraquianos morreram no tiroteio que começou após a explosão de um carro-bomba no bairro de Yarmuk à passagem de um comboio de quatro veículos militares americanos.

Os soldados responderam atirando em direção ao local da explosão e mataram três iraquianos que circulavam em um carro pelas proximidades, disseram as fontes.

Na cidade, foram encontrados dois novos corpos decapitados que parecem ser de iraquianos. A polícia ignora por enquanto a identidade das vítimas.

A Cidade de Sadr, o grande subúrbio onde vivem cerca de dois milhões de xiitas de Bagdá, foi mais uma vez alvo dos bombardeios da aviação americana na noite de segunda-feira e na manhã de hoje. Os bombardeios, segundo fontes americanas, começaram depois que uma patrulha militar dos EUA foi atingida por tiros procedentes deste bairro do oeste de Bagdá, reduto dos partidários do clérigo radical xiita Moqtada Al-Sadr.

Segundo o xeque Mohamed al Kaabi, um dos porta-vozes de Al-Sadr, houve três vítimas fatais, sendo uma delas uma criança, e três feridos, todos eles civis. Kaabi acusou as forças americanas de usar em sua ofensiva bombas de fragmentação, que são probidas.

O porta-voz de Al Sadr disse que nenhum dos milicianos do "Exército Mehdi", liderado por Moqtada Al-Sadr, estava entre as vítimas. Além disso, no centro de Bagdá caíram pelo menos duas granadas de morteiro nesta manhã, uma perto do ministério do Interior e outra junto ao ministério do Petróleo, e deixaram pelo menos um ferido no primeiro caso.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373144/visualizar/