Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 05 de Outubro de 2004 às 09:14

    Imprimir


Em plena expectativa de plantio para safra 2004/05, os produtores das regiões Médio e Norte de Mato Grosso que já estão com tudo pronto para começar a cultivar suas terras também não estão perdendo tempo quando o assunto é devolver embalagens de agrotóxicos. Segundo dados do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) de Lucas do Rio Verde que responde por 10 municípios da região, a entrega das embalagens já começou e muita coisa já foi devolvida.

Segundo o agrônomo Waldemir Batista da Silva, os produtores estão devolvendo o que foi usado na safra passada. “Não tenho um controle exato do que foi entregue pois as embalagens são levadas direto para os postos nos municípios e as empresas fabricantes é quem recolhem para serem recicladas”, explicou, quando perguntado sobre o volume de embalagens que já foi entregues na região. “Só terei estes dados depois que as unidades (postos) repassarem os relatórios. Mas o volume entregue tem sido grande”, assegurou.

Waldemir disse que depois de posse dos relatórios será feita uma comparação com a lista de controle de vendas e os nomes tanto de produtor quanto dos agrotóxicos que não estiverem na lista de devolução, os fiscais do Indea vão até a propriedade para saber o que aconteceu e quem não fez a devolução será multado. “O produtor está consciente da importância da devolução”, assinalou. A multa para quem não devolve as embalagens é de 100 UPFs que hoje está valendo cerca de R$ 24,24.

“O que temos percebido é que os produtores se prepararam e construíram locais para armazenar as embalagens para serem devolvidas e as que encontramos jogadas no meio ambiente à beira das estradas, geralmente são de embalagens que caíram durante o transporte até o posto receptor”, disse referindo sobre os índices de embalagens que são jogadas a céu aberto e que poluem o meio ambiente.

O agrônomo disse que os trabalhos agora estão voltados principalmente para fiscalização da destruição da soqueira do algodão, cultura que mais utiliza produtos agrotóxicos. “A soja e o milho também utilizam muitos agrotóxicos mas é o algodão o campeão, então estamos atentos a devolução destas embalagens”, finalizou.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373165/visualizar/