Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 05 de Outubro de 2004 às 08:21
Por: Ana Drumond

    Imprimir


O partido que mais elegeu prefeitos em Mato Grosso nas eleições do último domingo foi o PPS. A partir de janeiro de 2005, das 141 administrações municipais do Estado, 39 serão comandadas por socialistas. O resultado das urnas é reflexo de uma característica comum na política, o adesismo à legenda do governador.

O partido do governador Blairo Maggi foi também o que mais lançou candidatos majoritários. Ao todo, foram 91 nomes, presentes, especialmente, em cidades de regiões produtoras de grãos, um reduto eleitoral de Maggi, que carreou apoios e inspirou candidaturas de produtores rurais que anteriormente não tinham militância político-partidária.

O caso mais exemplar, neste aspecto, ocorreu em Rondonópolis, segunda maior economia do Estado, onde o governador tem sua base eleitoral e, mais que isso, onde tem a maior parte das sedes de suas empresas do setor do agronegócio. O empresário e produtor Adilton Sachetti, que filiou-se ao PPS há dois anos, a convite do governador, foi eleito com 35,91% dos votos válidos, deixando para trás o deputado federal Wellington Fagundes (PL), votado por 32,42% dos eleitores e o deputado estadual Zé Carlos do Pátio (PMDB), com 30,33% dos votos -

Sorriso, outro município-pólo, na região norte, elegeu outro socialista, Dilceu Rossato, com 45,16% dos votos. Lucas do Rio Verde, cidade referência na produção de grãos, terá como prefeito Marino Franz, preferido por 60,83% do eleitorado. Em Diamantino, o PPS reelegeu Chico Mendes, com 46,52% dos votos. Em Rosário Oeste, Zeno Gonçalves, que já foi petista, também foi reeleito, com 51,53% dos votos.

Em uma disputa acirrada com o candidato do PFL, Wallace Guimarães, o socialista Murilo Domingos, mesmo sem o apoio formalizado do governador, foi o vencedor nas urnas, com 43,03%, uma diferença de apenas 588 votos em relação ao pefelista.

O PPS venceu ainda em Sapezal, cidade criada pelo pai do governador, André Maggi. César Maggi, primo do chefe do Executivo, foi eleito com 55,68% dos votos. Em Canarana, foi eleito Walter Farias, com 58,95% dos votos e em Comodoro, Aldir Moraes, com 54,36%.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373175/visualizar/