Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 04 de Outubro de 2004 às 15:41

    Imprimir


A atividade, que já foi mostrada em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, estará aberta à visitação.

"Cuiabá, olha para o céu" é o nome de uma das atividades que será realizada durante do projeto "Ciência no Parque", em comemoração à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O objetivo é mostrar a crianças do Ensino Fundamental e Médio, através de uma luneta - com a qual Galileu descobriu as luas de Júpiter e os anéis de Saturno - as crateras lua e através do telescópio - criado por Newton - as manchas, isto é, os pontos mais quentes do sol.

A atividade estará aberta à visitação pública e já foi mostrada em Minas Gerais e Rio de Janeiro; Segundo o cientista amador Eduardo Baldacia, idealizador do projeto, tem o objetivo de despertar nas crianças a cidadania planetária. "Bons planetas são difíceis de encontrar. É preciso conscientizar as crianças sobre a importância da conservação da Terra", observa.

Durante o evento também estará sendo exibido o filme sobre o Dom de Araguainha, uma das maiores crateras do Planeta, com 4km de diâmetro, onde ficam os municípios de Araguainha e Ponte Branca. "Cuiabá conhece pouco sobre sua geologia e sua astronomia. Aqui aconteceu um dos maiores impactos de meteoros, a cerca de 300 milhões de anos. Há suposições que tenha sido um dos meteoros que causou a destruição dos dinossauros."

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia foi instituída pelo Governo Federal em junho deste ano. O projeto "Ciência no Parque", que acontece entre os dias 18 e 24, atingirá mais de três mil alunos de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de Cuiabá. Na ocasião, estará sendo apresentada a exposição itinerante "Maths 2000" da Estação Ciência, da Universidade de São Paulo (USP), que visa, por meio da manipulação de experimentos científicos, tornar a ciência mais palpável, saindo do abstrato e tornando-se concreta para o aluno. O evento acontecerá no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá.

De acordo com a coordenadora de Popularização da Ciência, Inês da Costa Marques, o evento é de grande importância para o desenvolvimento científico de Mato Grosso. "Esse evento permitirá desmistificar a ciência. As pessoas costumam achar que a ciência é de propriedade de apenas uma camada da sociedade e isso não é verdade: a ciência e a tecnologia estão em nosso cotidiano", disse ela. "Tanto os alunos quanto os professores vão crescer muito com essa experiência".

ROTEIRO - Assim que chegarem ao parque, as crianças serão recepcionadas por um animador, que irá prepará-las para a visita às 30 bancas da Estação Ciência, onde elas poderão observar e interagir com exposições de Matemática, Física e Química. Saindo do circuito, elas serão guiadas a uma trilha ecológica pelo parque, onde um professor irá dar explicações sobre a fauna e a flora locais. A exposição "Cuiabá, olha para o céu" ficará em exposição todos dos dias das 8h às 17h.

Os alunos também terão a oportunidade de conhecer as pesquisas dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Júnior), estudantes do Ensino Médio que atuam em grupos de pesquisa em universidades e também de assistirem a filmes científicos do projeto "Ver Ciência", do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Formar um grupo de discussão sobre a implantação de museus de ciência no Estado é outro objetivo do projeto. O pontapé inicial será dado durante a realização do workshop "Intel Educação para a Criatividade, Qualidade e Oportunidade para Todos", a ser ministrado pelo coordenador da "Estação Ciência", Ivo Leite, e pela coordenadora educacional do "Espaço Ciência" e coordenadora da X Ciência Jovem de Pernambuco. O workshop será voltado para pesquisadores, professores e sociedade em geral.




Fonte: Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373232/visualizar/