Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 03 de Outubro de 2004 às 11:57

    Imprimir


Pela primeira vez na história das eleições municipais em Cuiabá, oito candidatos concorrem ao Palácio Alencastro. Se o pleito for decidido em dois turnos será também uma outra situação inédita.

O candidato do PSDB à sucessão de Roberto França (PPS), deputado federal Wilson Santos, é o único, entre os atuais postulantes, que disputou o cargo antes na condição de cabeça de chapa. Em 2000, Santos, filiado ao PMDB, concorreu com outros três candidatos: Emanuel Pinheiro (PFL), Serys Slhessarenko (PT) e Roberto França, então no PSDB. O peemedebista teve 39.575 votos e ficou em terceiro lugar.

França foi reeleito prefeito da Capital, com 137.441 votos. Tinha como candidato a vice-prefeito Luiz Soares (mesmo partido). Soares, que acumula função de secretário municipal de Saúde, desfiliou-se do PSDB no ano passado. Foi para o PV, legenda na qual chegou a ser lançado pré-candidato a prefeito, mas recuou tendo, inclusive, deixado o grupo ambientalista. Hoje está sem partido. Apóia o candidato do PPS, deputado estadual Sérgio Ricardo, lançado por França, atual presidente regional da sigla.

Ainda no pleito de 2000, Serys foi a segunda mais votada, com 62.050 votos. Ela teve como candidato a vice o procurador Alexandre Cesar (PT), que concorre hoje a prefeito.

Ainda em 2000, em último lugar ficou o candidato pefelista Emanuel Pinheiro, com 7.505 votos. Atualmente, o ex-deputado estadual preside o diretório municipal do PDT, partido que faz parte da coligação "Por Cuiabá no Século 21", encabeçada por Wilson Santos.

No pleito de 1996, cinco candidatos disputaram a vaga de prefeito. Roberto França foi o vitorioso nas urnas, com 103.312 votos. Joaquim Sucena foi o segundo mais votado, então pelo PTB, com 35.426 votos. Deputado estadual licenciado, Sucena migrou para o PFL, e ocupa hoje a secretaria-chefe da Casa Civil. Seu partido faz parte da aliança "Cuiabá Mais Forte", representada por Sérgio Ricardo (PPS).

A terceira chapa mais votada em 96 à prefeitura da Capital foi representada por Beatriz (Bia) Spinelli, que concorreu pelo PPB (hoje PP). Ela atingiu 35.121 votos.

Em quarta colocação ficou Edson Santanna da Silva (PRP). Foi escolhido por 5.964 eleitores. Em quinto e último lugar ficou o candidato do PSB, Ali Veggi Atala, com 3.478 votos. Ele presidiu o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no governo Rogério Salles. Agora, disputa uma das 19 vagas da Câmara Municipal de Cuiabá, pelo PPS.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373327/visualizar/