Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 03 de Outubro de 2004 às 08:32

    Imprimir


O eleitor que vende o voto seu é denominado pelo juiz da 125ª Zona Eleitoral, do município de Rio Preto, em São Paulo, Robledo Matos Alves de Morais, de “Judas Iscariotes” da eleição. “É o eleitor traidor da própria convicção e da comunidade. E o candidato que incentiva isso está em um patamar inferior ao do eleitor que foi corrompido”, afirma. Morais também é rigoroso com o candidato que “abusa da pobreza” e da “incapacidade econômica” para conseguir votos de eleitores. “Os candidatos têm de se postar de maneira correta, já que nem todos poderão ser eleitos. Os candidatos quando eleitos tornam-se escravos do povo, o que não é nada fácil”, afirma.

O representante da Justiça Eleitoral também falou sobre práticas que configuram infrações eleitorais no dia da votação. Um dos pontos abordados é a tradicional boca-de-urna, realizada principalmente por cabos eleitorais contratados pelos candidatos. A prática prevê punição tanto para a pessoa que entrega o material de campanha como para o concorrente aos cargos eletivos. “Ambos respondem por fazer a boca-de-urna, proibida pela legislação eleitoral”, diz Morais. Um esquema especial foi montado pela Justiça Eleitoral e pelo comando da Polícia Militar para coibir as infrações eleitorais durante a realização do pleito amanhã. Os policiais ficarão responsável por possíveis prisões e pela guarda de urnas em escolas estaduais e municipais.

O juiz da 125ª Zona Eleitoral afirma que o resultado da eleição deverá ser conhecido após uma hora e meia de apuração. Ou seja, se a contagem dos votos for iniciada às 19 horas, às 20h30 o resultado será divulgado. “Se houver pane em alguma urna eletrônica, ela será substituída por outra. Em caso de um novo problema com equipamento, será usada a votação manual”, diz Robledo. “Isso pode atrasar a apuração”, afirma. A apuração será realizada no prédio da 125ª Zona Eleitoral, localizada entre os cruzamentos das ruas Silva Jardim e XV de Novembro, no centro de Rio Preto.




Fonte: Infojur

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373390/visualizar/