Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 03 de Outubro de 2004 às 00:19
Por: Pedro Costa

    Imprimir


No próximo domingo, será o grande dia da democracia brasileira: a eleição para prefeitos e vereadores, oportunidade em que o eleitor poderá utilizar aquilo que é mais importante para a promoção da CIDADANIA, o voto, ato que decidirá os destinos dos municípios pelo prazo de 4 anos.

Na última segunda-feira, a reportagem do Jornal O Estadão Matogrossense em conjunto com o Reportenews de Nortelândia, entrevistou o Juiz da Comarca de Arenápolis que engloba os municípios de Arenápolis, Nortelândia, Santo Afonso e Nova Marilândia, para levar até o leitor, mais informações sobre o pleito eleitoral do próximo dia 3, do que é proibido, o que é permitido e de como agirá a justiça.

De acordo com o Juiz Dr. Geraldo, todas as ações serão pautadas para que o eleitor tenha total liberdade para exercer o seu ato de cidadania, que será o direito de votar sem ter quaisquer tipo de coação, constrangimento e aliciamento, para que a verdade das urnas seja pura, sem nenhum tipo de vicio e situações que possa macular ou manchar a pureza deste importante ato da democracia.

Conforme o Juiz Dr. Geraldo, a Justiça Eleitoral da Comarca de Arenápolis estará trabalhando, de acordo com a determinação do Presidente Regional do TRE Flávio Bertin e também do Corregedor Eleitoral Desembargador Paulo Lessa, para que seja buscado a total transparência nas eleições. "Nesta região temos características muito interessante, principalmente nos quatro municípios sob a minha presidência, que são Arenápolis, Nortelândia, Santo Afonso e Marilândia, que são originários do garimpo e que muitas das famílias, apesar de permanecer vinculo com a terra, vão buscar trabalhos em outras regiões, como Campo Novo, Diamantino, Sapezal, Tangará da Serra, São José do Rio Claro, etc. Diante disso, no dia da eleição irão voltar para casa, para votar. Vamos atuar forte para que volte tranqüilamente, todavia, vamos afastar qualquer tipo de aliciamento, compra de passagens, doação de vans para trazer, ônibus contratados,... pois são muitas pessoas. Isso pode modificar radicalmente uma eleição. Diante desta realidade, solicitei a participação de colegas Juizes dos municípios acima citados, assim como o Ministério Público, para que nos ajude a fiscalizar. Serão montadas barreiras nesses municípios, tudo por uma Justiça firme e séria que é comandada pelo TRE", afirmou!

Até o momento, segundo o Juiz, o processo eleitoral na Comarca está transcorrendo na mais absoluta normalidade. Todavia, está atento na fiscalização e, se houver denuncias sobre eventuais aliciamentos, compra de votos, doação de cestas básicas, doação de materiais de construção,... haverá fiscalização sigilosa, sendo encontrado e comprovado os atos proibidos, será feita a investigação na justiça eleitoral, possibilitando cassação do Diploma ou do Mandato.

A Justiça da Comarca estará agindo desde a véspera da eleição, sábado, contando com atenção redobrada, fazendo contato com toda Polícia da região. "Já mantivemos reunião com as policias civil e militar da região, assim como chefias regional para facilitar o contato, para uma eventual diligência. Até o dia das eleições, contarei com mais 60 funcionários que virá colaborar conosco, nas quatro cidades, inclusive no Distrito da Gleba União. São pessoas de ilibadas moral, conhecidas e trabalhadoras da Justiça que vão estar conosco, bem como policiais para apreensão e prisão de materiais de boca de urna. Já foi feito o treinamento com mesários e o Presidente da Mesa tem o poder de policia, para reprimir e organizar sua sessão. De modo que estamos com vários tipos de ajudantes para que o eleitor vá as urnas tranqüilos, sem pressão para que a vontade real seja preservada".

Boca de Urna será totalmente proibida, sendo que qualquer forma de propaganda eleitoral no dia da eleição é expressamente proibida. É licita a manifestação individual e silenciosa pela preferência do cidadão pelo partido ou candidato, inclusive pode incluir no seu vestuário uma propaganda, mas de maneira individual e silenciosa, sendo que se começar a reunir em manifestação coletiva, mesmo com camiseta de cor única, sem nenhuma propaganda, mas mostrando que tal coligação ou candidato está mais forte, será interpretado como atitude de boca de urna e as pessoas que participarem desta pratica serão levada para o cadeião. "Vamos estar nas ruas, observando a situação, inclusive parando os carros, investigando as vans, moto-taxis,... para evitarmos e coibir qualquer pratica que possa aliciar a vontade do eleitor", afirmou o Dr. Geraldo! Para todos os eleitores da Comarca de Arenápolis, que envolvem os municípios de Arenápolis, Nortelândia, Santo Afonso e Marilândia, Dr. Geraldo envia a seguinte mensagem: " Que todos os eleitores vão as urnas nesse dia de festa, dia tranqüilo de alegria democrática. Tudo faremos para que a sua vontade eleitor, seja preservada. As urnas eletrônicas são isentas de qualquer duvida. De modo que a vontade do eleitor é manifestada de maneira tranqüila, limpa e pura. Estamos aqui para garantir que essa vontade impere nas eleições", concluiu!




Fonte: O Estadão Matogrossense

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373411/visualizar/