Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 30 de Setembro de 2004 às 11:07

    Imprimir


Depois de alguns dias à procura de um CD raro, você descobre por meio de um vendedor, que só o encontrará em um site da internet. Na hora você já fica meio desconfiado e decide que é melhor colecionar outra coisa qualquer.

Um tempo depois, na faculdade, você recebe uma lista de livros especializados que terá que ler durante o semestre. O professor, muito solícito, lhe dá uma dica muito valiosa: você pagará muito menos na internet.

Não adianta fugir, o mundo globalizado rompeu as fronteiras mercantis e desenvolveu um mercado próprio, coeso. Nele, o cliente navega pelas ofertas e escolhe a que melhor lhe convém. Mas você, desconfiado, lembra da história do "amigo do primo do colega", que comprou um CD pela internet e teve o cartão de crédito clonado.

As empresas e operadoras responsáveis por este setor também se preocupam e gastam milhões em tecnologia para sanar esta desconfiança, que não é em hipótese alguma infundada. Fica então a pergunta: como realizar compras pela internet com segurança?

O RMTonline pesquisou algumas dicas do engenheiro de segurança Jamil Lopes para que você evite uma série de transtornos com este tipo de comércio.

Certificado de Segurança

Ao fornecer informações como senha, e-mail, número de conta e número de cartão de crédito, o internauta verá na barra inferior do seu navegador um cadeado amarelo. Este ícone significa que a partir daquele momento a página visitada possui um certificado de segurança.

O certificado garante a veracidade do site e o sigilo das informações solicitadas. Para saber se a página acessada é segura e possui um certificado, dê um duplo clique nesse cadeado e veja se ele é emitido para o endereço que você digitou. A precaução deve-se à sofisticação dos hackers que fazem páginas falsas idênticas às oficiais.

E-mails falsos de bancos

Outra maneira que os falsários utilizam para obter os dados dos clientes de banco é um falso e-mail de recadastramento. Devido ao grande número de fraudes verificadas, o Banco Central divulga amplamente a informação de que não faz esse tipo de exigência aos bancos e clientes. Inclusive os bancos têm sido desestimulados a utilizar o e-mail como instrumento de comunicação com o cliente.

Senhas

Memorize as senhas e não as forneça a ninguém. Digite-a apenas no teclado virtual que aparece no momento das compras ou solicitações dos sites de banco da internet. Crie senhas menos óbvias. Estudos revelam que pelo menos 50% dos internautas utilizam nomes de animais de estimação, familiares ou amigos.

Importante

Antes de comprar, leia sempre os documentos sobre privacidade e segurança que os sites fornecem, antes de fazer qualquer transação.

Mantenha o antivírus atualizado e ativo;

"Vacine" todos os programas recebidos via download;

Nunca envie informações pessoais em salas de bate-papo;

Nunca execute programas ou arquivos enviados por desconhecidos;

Faça backups de seus arquivos importantes.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373597/visualizar/