Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 29 de Setembro de 2004 às 11:45

    Imprimir


O Museu Guggenheim de Nova York abrirá suas portas para uma exposição de arte pré-colombiana pela primeira vez no dia 13 de outubro, com "Império Asteca", que traz 450 peças, informaram os organizadores esta semana na capital mexicana. O curador da mostra, Felipe Solís, disse à imprensa no Museu de Antropologia que a exposição recria "o poder e o esplendor do período final do mundo indígena, pouco antes da chegada dos espanhóis ao continente americano".

As peças que serão exibidas no famoso Museu Guggenheim, projetado por Frank Lloyd Wright, nunca tinham sido apresentadas no exterior. Algumas delas foram encontradas em escavações recentes.

Solís explicou que o acervo da exposição está concebido como uma visão de conjunto que permitirá contemplar simultaneamente as criações dos habitantes de Tenochtitlán (hoje Cidade do México) e de outros povos que foram seus contemporâneos. O acervo é formado por peças procedentes de quarenta museus do México e Estados Unidos.

A exposição ficará no museu nova-iorquino até fevereiro de 2005.

Entre as peças expostas destacam-se relevos, cerâmicas policromadas, instrumentos musicais, objetos trabalhados em jade, madeira, e ornamentos vistosos e joalheria de conchas, turquesa e ouro que evocam estilos de vida diferentes.

O curador explicou que, diferente da exposição "Astecas", exibida em cidades européias, a "Império Asteca" oferece um contexto cronológico e cultural muito mais amplo.

"Na primeira exposição só se apresentava a cultura asteca. Nesta são vistas as civilizações da mesma época, como a cultura Purépecha", disse o curador.

Solís foi acompanhado pelo diretor do Museu Guggenheim, Thomas Krens, pelo designer da exposição, Enrique Norten, e por diversas personalidades culturais do México.

Krens disse que a exposição é um grande testemunho da cooperação americana e mexicana: "Minha campanha é trazer a cultura mexicana para os EUA".

Ele destacou que a exposição "está cuidadosamente apresentada e mostra uma das culturas mais extraordinárias do mundo: o Império Asteca".

Krens disse que apesar de o Guggenheim ser um museu com vocação contemporânea, ao longo do tempo recebeu exposições de grandes tradições artísticas, como as mostras sobre as culturas brasileira, africana e chinesa.

A diretora do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes, Sari Bermúdez, anunciou que para acompanhar a exposição foi preparado um catálogo com 28 artigos escritos por 23 acadêmicos que exploram e explicam os diferentes aspectos das civilizações pré-colombianas.

Depois de Nova York, a exposição "Império Asteca", será exibida no Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha), onde ficará de 21 de março a 4 de setembro de 2005.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373740/visualizar/