Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 29 de Setembro de 2004 às 10:51

    Imprimir


Famosa por seus vinhos de alta qualidade, em breve a França, um dos países mais resistentes à introdução dos transgênicos, produzirá uvas geneticamente modificadas. Uma nova variedade de videiras resistente à doença Fanleaf deve ser plantada em caráter de teste em um vinhedo localizado em Alsace, na França.

O objetivo do projeto é melhorar a saúde e a qualidade das plantações, reduzir o uso de pesticidas e contribuir para a recuperação da indústria francesa de vinhos, que vem sofrendo com a competição de mercados como a África do Sul, Nova Zelândia, Austrália e América do Sul.

A doença é transmitida por um nematóide conhecido por Xiphinema index, que se alimenta das raízes das videiras, transferindo o vírus Grapevine Fanleaf (GFLV) das plantas infectadas para as saudáveis. As videiras geneticamente modificadas foram desenvolvidas por meio de um processo que visa imunizar a planta contra o vírus, que prejudica o crescimento da planta, causa descoloração das folhas e modificação no gosto das frutas. As variedades de uvas mais afetadas são a Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Gewürztraminer and Pinot Noir.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373749/visualizar/