Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 29 de Setembro de 2004 às 06:07
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


A quarta e última rodada da pesquisa Ibope/TV Cidade /Diário de Cuiabá indica que o segundo turno na capital mato-grossense, pela primeira vez, é iminente. Wilson Santos (PSDB), apesar da queda de quatro pontos percentuais, continua na liderança com 32% da preferência do eleitorado. Sérgio Ricardo (PPS) subiu cinco pontos e atingiu 27%. Já o candidato petista, Alexandre Cesar, subiu sete pontos em relação à terceira rodada, divulgada no dia 08 de setembro, e está empatado com o pepessista na segunda posição.

O quarto colocado na corrida ao Palácio Alencastro, vereador Totó Parente (PMDB), registrou 4% da preferência do eleitorado e os outros postulantes, Josué Neves (Prona), Manoel Olegário (PT do B), Edésio do Carmo (PTN) e Carlos Alberto Caetano (PSTU) somaram 1% das intenções de votos. O índice de eleitores indecisos caiu de 12% para 8% e brancos e nulos representam 1%.

O Ibope ouviu 805 eleitores da capital entre os dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro da consulta é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de segurança garantido pelo Instituto é de 95%. A pesquisa foi registra na 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, sob o número 124/04.

Ao longo das pesquisas realizadas pelo Ibope, esta foi a primeira em que o candidato tucano registrou queda e também a primeira em que o candidato petista empata com o segundo colocado. Nas três realizadas anteriormente, divulgadas nos dias 12 e 26 de agosto e 08 de setembro, os números são os seguintes: Wilson Santos, 32%, 35% e 36%; Sérgio Ricardo, 24%, 24% e 22%, Alexandre Cesar 19%, 19% e 20%, respectivamente.

ESPONTÂNEA – A ordem de classificação dos candidatos permanece a mesma na categoria espontânea, aquela em que o entrevistador não cita o nome dos postulantes, porém, os índices obtidos são mais baixos do que na estimulada. Wilson Santos atingiu 29% e Sérgio Ricardo e Alexandre Cesar estão empatados com 21% da preferência do eleitorado.

Nessa categoria o quarto colocado, vereador Totó Parente obteve 3% das intenções de votos enquanto os outros quatro postulantes registraram 1%. 23% dos entrevistados não sabem em quem votariam ou não opinaram. Os votos brancos e nulos representam 2%.

REJEIÇÃO – Quando a pergunta se refere a qual candidato o entrevistado não votaria de jeito nenhum, o primeiro colocado no ranking é Carlos Caetano, com 23% das indicações. Logo atrás vem Sérgio Ricardo com um índice de rejeição de 22%.

Empatados em terceiro lugar estão Wilson Santos e Totó Parente, cada um com 17%. Josué Neves e Edésio do Carmo também estão empatados, cada um com 16% de rejeição. 14% dos entrevistados responderam que não votariam em Manoel Olegário e 9% não votariam em Alexandre Cesar. Os eleitores que não responderam ou não opinaram representam 12% e os que poderiam votar em todos os citados somam 7%. O Ibope esclarece que a soma das porcentagens ultrapassa 100% em virtude de múltiplas repostas para esta pergunta.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373833/visualizar/