Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Setembro de 2004 às 18:59

    Imprimir


A prefeitura de Nova Mutum estará enviando ainda nesta semana, ajuda para os desabrigados no assentamento Pontal do Marape. Como Só Notícias já informou, o assentamento, localizado há 170km da cidade de Nova Mutum, foi novamente atingido por um vendaval.

Várias casas foram parcialmente destruídas, algumas totalmente e outras ficaram sem parte do telhado. Esta foi a segunda tempestade que atingiu a comunidade rural em menos de 30 dias. A primeira vez foi no dia 28 de agosto e atingiu 16 casas. Nesta última, foram 21 casas atingidas.

A prefeitura vai contribuir com o material para a cobertura das casas. Isso será possível através de decreto que será expedido pelo Poder Executivo tendo como base o fato de que às famílias não tem renda fixa mensal, estarem desabrigadas e do INCRA já ter informado de que não tem recursos para ajudar, ou seja, o caráter é de emergência.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, desta vez seis famílias ficaram desabrigadas e estão alojadas em casas de amigos e parentes dentro do próprio assentamento. As casas mais danificadas pela tempestade são aquelas onde na construção foi utilizado apenas o material encaminhado pelo INCRA.

Na época foi disponibilizado aos assentados cerca de 2.500 reais em material de construção para levantar uma casa padrão de 42m². “As casas foram construídas, mas não apresentam condições adequadas de segurança nem a mínima resistência”, explica o secretário municipal de Agricultura, Francisco Moraes Filho.

Segundo Francisco, os próprios moradores vão reconstruir as casas através de mutirão. A prefeitura vai disponibilizar apenas a cobertura. O levantamento dos estragos ocasionados foi feito por uma equipe da secretaria. Serão necessárias 50 telhas de eternite 4mm, 361 telhas de eternite 5mm e 141 goivo para telhão, material este que foi destruído pelo vento. Apesar dos danos materiais, ninguém se feriu na ocasião.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373865/visualizar/