Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 28 de Setembro de 2004 às 10:15

    Imprimir


O Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) de Alta Floresta, está aguardando o resultado das amostras que foram encaminhadas o laboratório, em Cuiabá, para verificação de contaminação da sigatoka negra, doença que ataca bananais. As amostras foram coletadas em toda a região depois de um foco da doença ter sido registrado numa área de assentamento no município de Novo Mundo.

Além deste, apenas um outro foco foi registrado próximo a Guarantã do Norte, hoje única região do Estado considerada área livre de sigatoka com certificação, expedida pelo Ministério da Agricultura. É justamente evitar que a doença chegue até a região e manter a certificação a maior preocupação dos técnicos do órgão.

Segundo Marcos Catão, supervisor do órgão no município, os resultados levam cerca de 10 dias para serem divulgados, o que deve acontecer ainda esta semana. Ele não soube informar quantas amostras foram coletadas até agora já que as unidades enviam o material diretamente para o laboratório em Cuiabá. Somente no final do mês quando os relatórios são enviados é que terá uma noção do que foi feito na região. “A notícia que tenho até agora é que apenas estes dois focos foram constatados na região”, assegurou. “Se mais focos forem constatados aí veremos como iremos fazer a erradicação da doença, pois se toda a região estiver contaminada não adianta sair destruindo bananais vamos ver o que fazer. Será baseado nos resultados das amostras que tomaremos uma decisão sobre como acabar com a doença na região”, finalizou.

Assim que o foco da doença foi constatado, no mês de julho, os trabalhos de controle para evitar a proliferação da sigatoka negra, bem como o rastreamento da região para detectar possíveis novos focos, começaram.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373912/visualizar/