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Cultura
Terça - 28 de Setembro de 2004 às 09:06

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Pela primeira vez a moda brasileira vai estar na Russian Fashion Week, que acontecerá de 21 a 28 de outubro, nesta capital. Já estão confirmadas as presenças dos designers Amir Slama, da loja de confeccoes Rosa Chá, e Serpui Marie, da loja de bolsas que leva o seu nome. O contrato foi fechado ontem com uma das promotoras do evento, Maria Usánova, que pretende também mostrar as coleções de Alexandre Herchcovitch e Walter Rodrigues.

“Ja conhecia o talento dos estilistas brasileiros porque vi em diversos desfiles realizados em outros países como Estados Unidos e Franca”, diz Maria Usánova, que visitou ontem o estande dos dois estilistas na Moda Brasil Rússia, feira instalada no Pavilhao T-Modul. Slama mostrará 300 peças da sua coleçãoo de verão e Serpui cem bolsas. Além da participacao na Russian Fashion Week, as peças ficarão expostas no show-room de Maria Usánova, que pretende distrubuí-las para as principais lojas da Rússia.

“Este foi um contrato muito importante, porque é a porta de entrada dos nossos produtos no leste europeu, onde nós ainda não estamos presentes”, comenta o estilista Slama. As exportacoes da Rosa Chá começaram pelos Estado Unidos há oito anos. Agora, já conquistou os mercados da França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Grécia, Japão, Líbano, África do Sul, Austrália e Hong Kong.

As vendas para o exterior representam hoje 17% do faturamento da loja e está nos planos ampliar esse percentual com maior penetração no leste da Europa, na Ásia, e nos paises vizinhos, disse Slama. “Por incrível que pareca estamos pouco presentes na América Latina, onde só vendemos para a Venezuela e Uruguai. Mesmo assim, eles se interessaram por nossas roupas depois de vê-las nos Estados Unidos”, conta o empresário.

Ontem, durante a Moda Brasil-Rússia, 10 visitantes foram aos estandes da Rosa Chá e da Serpui Marie, que estão colocados lado a lado. Desse total, seis empresários representavam grandes lojas de Moscou, um distribuidor e os outros eram “olheiros”, interessados por conhecer os produtos. “A nós interessa trabalhar com distruibuidor. Por uma questão de distância, de cultura e de língua, é mais fácil do ponto de vista de logística”, opina Serpui Marie.

O balanço preliminar é de que 190 empresários russos visitaram os estandes das 35 empresas das áreas de jóias, tecidos, confecções e calçados que expõem no T-Modul. A previsao dos organizadores é de que o maior movimento está previsto para hoje, ultimo dia da feira.

A Moda Brasil Rússia, organizada pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), tem por objetivo promover contatos e abrir portas para os produtos brasileiros na Rússia.




Fonte: Agência Brasil

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