Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 27 de Setembro de 2004 às 08:43

    Imprimir


Uma fonte de energia inusitada, que tem como base o espinafre, está sendo desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. A invenção consiste no desenvolvimento de células elétricas com proteínas retiradas do vegetal, que serviriam para fazer funcionar computadores e celulares.

As células de energia utilizam proteínas fotossintéticas entre duas camadas de material responsáveis por fazer a condução da energia. A maior vantagem do invento seria o seu baixo custo, de acordo com os pesquisadores.

O estudo foi publicado na Nano Letters, revista da Sociedade Química Americana, com o título de "Integração de Complexos Moleculares de Proteína Fotossintética a Aparelhos Eletrônicos de Estado Sólido".

A principal dificuldade superada pelos pesquisadores foi o desenvolvimento de um método para que as proteínas continuassem ativas após serem retiradas das plantas. No laboratório, as células geraram energia por até 21 dias. O desafio é fazer com que essa duração seja maior.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373973/visualizar/