Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Setembro de 2004 às 14:02

    Imprimir


O furacão Jeanne se fortalecia rapidamente ao cruzar o norte das Bahamas neste sábado, a caminho da Flórida.

Perto de 3 milhões de pessoas foram alertadas para deixar as ilhas costeiras, trailers e áreas propícias a inundações. Alguns estocavam baterias, água e gasolina, fechando as casas ou se dirigindo a abrigos públicos.

Muitos habitantes, animados por terem sobrevivido ilesos ao furacão Frances três semanas atrás, prometiam ficar em asa, numa atitude de desafio que alarmava as autoridades.

A velocidade dos ventos do Jeanne aumentou de 169 para 185 quilômetros por hora durante a noite, quando o furacão castigou as ilhas Abaco, nas Bahamas, que se estendem do Haiti até a costa da Flórida.

Até 2 mil pessoas morreram no Haiti durante a tempestade, que também deixou 31 mortos na República Dominicana e em Porto Rico.

Por volta das 12h (horário de Brasília), o Jeanne estava a oeste de Marsh Harbour, nas ilhas Abaco, a 250 quilômetros da Flórida. O furacão também ganhou velocidade durante a noite e viajava a uma velocidade de 22 quilômetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos alertou que a tempestade, agora de categoria 3 numa escala de cinco níveis, pode se fortalecer ainda mais quando atravessar as águas quentes entre as Bahamas e o sudeste dos Estados Unidos.

Se o Jeanne chegar à Flórida, será a primeira vez, desde o início dos registros históricos em 1851, que o Estado será atingido por quatro furacões em uma única temporada, informou o centro meteorológico de Miami.

As autoridades de mais de uma dezena de condados da Flórida -incluindo a populosa área urbana no sudeste, que inclui Miami-Dade, Broward e Palm Beach- pediram que os residentes deixassem a costa e os trailers.

"Não podemos ser complacentes. Eu sei que há várias histórias sobre fadiga de furacões", disse o prefeito de Miami-Dade, depois de saber que as pessoas estavam cansadas de ter que obstruir janelas e passar horas escutando o rádio e a televisão. "Precisamos estar preparados."

A maior parte da Flórida, o quarto Estado mais populoso dos EUA, com 17 milhões de habitantes, ainda está se recuperando da série de três furacões -Charley, Frances e Ivan- que atingiram a zona desde 13 de agosto e causaram prejuízos de dezenas de bilhões de dólares, afetando o turismo e a indústria de cítricos.

Nas Bahamas, onde vivem 300 mil pessoas, os residentes também se recuperam do passo do furacão Frances, há três semanas.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374017/visualizar/