Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 23 de Setembro de 2004 às 22:30

    Imprimir


Tropas de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) reforçaram hoje a segurança na cidade haitiana de Gonaives, onde mais de mil pessoas morreram devido a enchentes, e centenas de sobreviventes desesperados lutam uns contra os outros para conseguir suprimentos alimentares de emergência.

A decisão de aumentar a segurança ao redor das operações humanitárias foi tomada depois que tropas da ONU tiveram que dar disparos para o ar para evitar saques quando os primeiros sacos de feijão, arroz e outros suprimentos chegaram as mais de 20 mil vítimas das enchentes. O governo local mantém ainda o alerta para o perigo de epidemias na região e por isso as autoridades decidiram enterrar os corpos em valas comuns.

"Acho que é justo dizer que a situação é tensa porque as pessoas estão desesperadas. Muitas não comem desde a noite de sábado ou a manhã de domingo", disse Anne Poulsen, porta-voz do Programa de Alimentação Mundial da ONU. "É uma preocupação, mas não é um problema", acrescentou Poulsen.



A Agência Nacional de Defesa Civil informou que 1.105 corpos foram recuperados até a manhã de hoje, a maior parte de Gonaives, cidade de 200 mil habitantes que ficou debaixo d'água depois da passagem da tempestade tropical Jeanne. Outras 1.250 pessoas ainda estavam desaparecidas e a ONU disse que o número de mortos poderia subir dramaticamente nos próximos dias porque duas áreas da cidade permaneciam debaixo d'água. As inundações deixaram ainda 918 feridos, a maior parte no desabamento de telhados das casas.

A Cruz Vermelha denunciou que a situação é tão caótica que registrou várias crianças, abandonadas ou órfãs, perambulam pelas ruas sujas de Gonaives.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374147/visualizar/