Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 17 de Setembro de 2004 às 16:32
Por: MÁRCIA ANDREOLA

    Imprimir


A partir de 1º de dezembro, a Polícia Militar de Mato Grosso passa a contar com 500 novos policiais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17.09) pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, e pelo comandante-geral da PM, coronel Vitor Hugo Metello de Siqueira.

Os 500 novos praças formarão a segunda turma do concurso realizado em 2003 pelo governo estadual. Os aprovados passarão pelo curso do Centro Formação de Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), promovido pela Academia de Policia.

"O governador Blairo Maggi assumiu o compromisso de chamar os mil aprovados no concurso de 2003, ainda em 2004. Com o início deste curso, teremos 1.525 novos policiais. Isso representa 25% de novos policiais atuando no Estado (o efetivo da PM é hoje de 6.180 policiais). É um volume considerável, dentro das expectativas que a população tinha. Esses novos policiais irão melhorar não só o policiamento nas ruas, mas também as condições de trabalho", destaca o secretário.

FORMAÇÃO - O curso que inicia em 1º de dezembro tem duração de seis meses, mas os futuros policiais estarão nas ruas já a partir do final de dezembro, reforçando o policiamento para as festas de final de ano. "Vinte dias depois do início das aulas, os alunos começarão o estágio supervisionado, reforçando o policiamento, principalmente na região central, durante as festas de final de ano", explicou o comandante geral.

De acordo com o coronel Vitor Hugo, a PM está fazendo o planejamento de distribuição dos novos praças que atuarão tanto na Capital, quanto no Interior. "Atenderemos prioritariamente os municípios que apresentam maior deficiência no policiamento, dando prioridade aos que não receberam policiais oriundos das últimas turmas. Esse será o critério", completa Metello.

Os policiais também atuarão nas novas companhias de policia comunitária - duas em Cuiabá (nos bairros Beira Rio e Ribeirão do Lipa), Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças - previstas para serem inauguradas ainda este ano.

Durante o curso, os novos policiais recebem treinamento prático e teórico. Eles receberão aulas como de Direito Penal, Legislação Ambiental, filosofia de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e aulas práticas, como a de técnicas de defesa.

A autorização foi dada pelo governador Blairo Maggi, na última quarta-feira (15), durante reunião entre a equipe econômica e o secretário de Segurança Pública. Nos últimos dois anos, o governo agregou 1.520 novos policiais à Corporação. Sendo 520 (primeiro uma turma de 300 e depois mais 220) egressos de concurso realizado em 1998 e mil do concurso promovido no ano passado. Com esses números, o governador Blairo Maggi supera o compromisso assumido de agregar mil novos homens à PM em 2004.




Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374425/visualizar/