Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 16 de Setembro de 2004 às 15:52

    Imprimir


Foi através do Só Notícias, que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) de Sinop ficou sabendo da decisão sobre a prorrogação do prazo de proibição das queimadas. Quando perguntado se com a decisão as fiscalizações no combate às queimas iriam continuar, o chefe de fiscalização, Sebastião Crisóstomo Barbosa, disse que ainda não havia sido comunicado. “Estou sabendo agora que houve a prorrogação ainda não fomos comunicados sobre essa decisão”, assegurou em entrevista dada, agora há pouco, por telefone.

A paralisação que está sendo realizada ontem e hoje, pelos servidores do órgão em todo o país, pode ser a causa do atraso no envio das informações. “O comando de greve de Brasília não autoriza nenhum repasse de informações nesses dois dias de movimento, por isso acredito que ainda não chegou nada até aqui”, atribuiu a falta de informações. “Mas vou tentar falar com o Ibama, em Cuiabá, agora à tarde, para certificar sobre a decisão”, completou.

A portaria que prorroga por tempo indeterminado a proibição foi assinada hoje de manhã entre Ibama e Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente). As condições climáticas: a baixa umidade do ar, os índices de focos de calor e a grande quantidade de fumaça no ar pesaram para a tomada da decisão. Sebastião disse ainda ao Só Notícias, que ontem quando procurou o órgão em Cuiabá para saber se haveria prorrogação do prazo ou não nenhuma decisão havia sido tomada e que foi consultado sobre a situação do ar no Nortão. “Disse que a situação aqui era ruim, a umidade do ar estava muito baixa e que havia muita fumaça no ar e por isso era a favor da prorrogação até o dia 30 deste mês”, disse. “Acredito que nossa sugestão possa ter sido acatada pelo órgão para a tomada desta decisão”, acrescentou.

Apesar de ainda não ter sido comunicado oficialmente sobre a decisão da prorrogação, o chefe de fiscalização assegurou que as fiscalizações das queimadas vão continuar até que sejam liberadas.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374472/visualizar/