Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 13 de Setembro de 2004 às 16:57
Por: CELESTE LUSTOSA

    Imprimir


Os materiais foram obtidos com recursos do PNMA II e serão doados nesta segunda-feira (13.09).

A Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente) está doando 36 itens de materiais para o combate a incêndios florestais, para o Parque Estadual Serra Azul, localizado no município de Barra do Garças (500km da capital), na tarde desta segunda-feira (13.09). Os materiais foram adquiridos com recursos do PNMA II (Programa Nacional do Meio Ambiente), coordenado pela Fema, através da Assessoria de Projetos Especiais (Assepro), em Mato Grosso.

Entre os materiais doados, vários exemplares de bombas costais, "pinga-fogo", abafadores, máscaras descartáveis, luvas, além de lanternas, jogos de corda, cantis, pás, enxadas, foices, facões e caneleiras. O material será utilizado principalmente para conter incêndios no parque. "Este é mais um investimento do estado, para conter as queimadas. Neste parque, especificamente, sempre temos problemas com incêndios criminosos, por isso a necessidade de equiparmos melhor nosso pessoal", explicou Júlio César, coordenador de Unidades de Conservação da Fema.

Segundo o coordenador, o material vai ajudar na preservação do parque. "Este material será de grande ajuda na administração do parque, mas precisamos da colaboração da população, para conseguirmos conservar as belezas naturais, não só do parque, mas de toda a região", acrescentou Júlio César.

"Nós vamos continuar investindo na infra-estrutura das nossas unidades de conservação, na Educação Ambiental das nossas comunidades e esperamos que as pessoas abracem nossas ações e sejam nossas parceiras, porque nós também não seremos tolerantes com aqueles que não respeitarem as leis ambientais", disse o secretário especial do Meio Ambiente, Moacir Pires.

O Parque Estadual Serra Azul possui uma área de 11.002 ha e está localizado na porção sudoeste do estado, possuindo aspectos de rara beleza cênica, proporcionados pelas inúmeras cachoeiras que cortam a Serra e suas encostas, o que vem a propiciar a procura para o lazer, pelos visitantes e turistas.

O parque destaca-se também por seus aspectos espeleológico e arqueológico, através da existência de várias cavernas e grutas - algumas delas com inscrições rupestres, sendo a mais conhecida a Gruta do Pezinho.

O cerrado é a cobertura vegetal predominante da área, entretanto, encontramos outras formações da cobertura vegetal importante, tais como: mata ciliar, mata alta inundável, campos de murunduns e matas de bocaina. A tipologia faunística é típica do Cerrado do Brasil Central, onde podemos encontrar capivaras, pacas, antas, pequenos roedores, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim e tatupeba.

AÇÕES - A Fema, através da Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco), é responsável pela gestão do Parque Estadual Serra Azul, o que inclui ações de fiscalização, ações pontuais de educação ambiental para freqüentadores e comunidade do entorno do parque, além de monitoramento das atividades realizadas dentro do parque e seu entorno e autuação e aplicação de multas para crimes ambientais, praticados na unidade.




Fonte: Fema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374608/visualizar/