Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 11 de Setembro de 2004 às 14:21
Por: FRANCHESCA BOGO

    Imprimir


Cerca de 60 crianças e adolescentes estão aprendendo a tocar instrumentos musicais, através de bolsas de estudos ofertadas pelo "Projeto Ciranda - Música e Cidadania", apoiado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Secretaria de Cultura e Rede Nacional de Mobilização Social (Coep).

Os alunos têm entre 8 e 18 anos e foram selecionados entre mais de 320 inscritos de escolas da rede pública de ensino. As aulas são ministradas no Centro de Educação Musical e Artística, que funciona num dos anexos da Fundação de Promoção de Promoção Social (Prosol), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Trombone, trompete, clarinete, flauta transversal, violão e violino são alguns dos instrumentos que os alunos estão aprendendo a tocar. Além destes, há também a percussão, que conta com outros instrumentos e diversos ritmos. "Eles aprendem a tocar baião, samba, reggae, maracatu e maculelê, isso sem esquecer do rasqueado cuiabano", afirmou o instrutor de percussão Marcos Silveira, formado em Educação Artística, habilitação em música, pela UFMT.

O aluno de percussão Renan de Almeida, 15, estudante da 7ª série da Escola Presidente Médici, fazia parte da fanfarra de seu colégio e resolveu se inscrever no projeto para aperfeiçoar o aprendizado. "Aqui eu posso aprender a tocar vários instrumentos e também participo da parte teórica", afirmou Renan.

Segundo a coordenadora do projeto, Lucia Carames Sartorelli, os alunos são monitorados quanto à assiduidade, tanto nas aulas de música quanto na escola, além das notas do boletim escolar. "Eles precisam levar a sério as duas coisas, pois uma é complemento da outra", disse Sartorelli, frisando que todos os participantes possuem uma autorização por escrito dos pais ou responsáveis para participar do projeto.

O projeto é reconhecido como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Ministério da Justiça e está inscrito no Projeto "Pontos de Cultura", do Ministério da Cultura, que selecionará instituições que receberão salas de informática, biblioteca e mini-estúdios de gravação.

A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, teceu comentários sobre a importância do apoio e de parcerias entre o governo, instituições sem fins lucrativos e empresas privadas. "Tenho parceiros em todas as áreas. A iniciativa privada tem colaborado intensamente com o Governo na inclusão social", destacou a secretária.

O Grupo Caseli, Furnas Centrais Elétricas, Vivo, Rede Cemat, Mitsubish Motors, Sinduscon/MT, Unisul & Associados Contabilidade, Mix Comunicação, Supermercados Modelo e Mutum Agropecuária são parceiros do projeto, auxiliando nas despesas e patrocinando o projeto. A Secretaria de Cultura também é uma das incentivadoras do projeto.

Os interessados em colaborar com o projeto ou fazer doações de instrumentos musicais podem entrar em contato pelo telefone 624-0063. De acordo com o coordenador do Projeto Ciranda, Leandro Carvalho, "o projeto usa a música como instrumento de integração dos jovens na sociedade como cidadãos plenos e conscientes dos seus direitos e deveres. A formação tradicional e a musical são complementares na construção do indivíduo".




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374653/visualizar/