Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Setembro de 2004 às 22:08

    Imprimir


Servidores do Cartório Eleitoral de Sapezal, no noroeste do Estado, estiveram esta semana na região do Rio Papagaio no município de Sapezal, realizando treinamentos com os eleitores das aldeias indígenas Caititu, Três Jacus e Utiariti. O atendimento se deu em virtude de uma solicitação da Funai – Fundação Nacional do Índio de Tangará da Serra/MT, imediatamente determinada pelo Juiz Eleitoral de Sapezal, Alex Nunes de Figueiredo.

Cada uma das aldeias possui escola com uma sala de aula preparada e organizada para proporcionar o ensino dos alunos daquelas localidades. A Aldeia Caititu possui energia elétrica gerada através de motor e água encanada para o abastecimento das casas e até para a irrigação do pomar. As outras duas aldeias possuem energia gerada através do sistema de energia solar e água encanada. Também dispõe de diversos tipos de frutas, especialmente o caju.

A população das três aldeias é de aproximadamente 130 habitantes entre crianças e adultos, dos quais cerca de 70 são eleitores, sendo que a maioria sabe no mínimo ler e escrever.

A urna eletrônica despertou uma grande curiosidade nos eleitores indígenas, especialmente os mais novos, apesar de muitos já terem votado através dela. As crianças também demonstraram grande interesse quanto à urna, pois, estavam atentas a tudo o que era instruído, enquanto os mais velhos, apresentaram um certo receio em relação à maquininha.

Os eleitores também questionaram a funcionalidade e segurança da urna quanto o voto secreto. Pediram se era possível alguém saber em quem o eleitor estava votando, o que imediatamente foi explicado e esclarecido, sendo informados de que as urnas são providas de um sistema de segurança que não permite ninguém manipular qualquer resultado.

Ao final do treinamento, os habitantes demonstraram uma enorme satisfação por ficarem esclarecidos e de estarem inseridos no contexto democrático das eleições de 03 de outubro próximo. Nos próximos dias a Justiça Eleitoral estará realizando novos treinamentos para os eleitores do município.

Os índios também foram informados de que todos os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral local para fazer a substituição do seu título.




Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374678/visualizar/