Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 10 de Setembro de 2004 às 10:25
Por: CELESTE LUSTOSA

    Imprimir


Segundo a Fundação, cinco praias do estado estão impróprias para o banho.

A Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente), por meio de sua Coordenadoria de Planejamento e Pesquisa, realizou um estudo sobre a balneabilidade das principais praias de Mato Grosso, para este ano. Cinco praias foram consideradas impróprias para uso - Cachoeirinha, em Chapada dos Guimarães; Praia da Carne Seca, em Cáceres; Praia de Santo Antônio, em Santo Antônio de Leverger; Praia Grande e Bom Sucesso, ambas em Várzea Grande.

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário (natação, mergulho, esqui-aquático, etc) no qual a possibilidade do banhista ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.

"A avaliação da balneabilidade de uma praia requer análise bacteriológica da água, na qual medimos a densidade bacteriológica da Escherichia coli, um microorganismo do grupo coliforme, cuja presença indica o grau de contaminação fecal da água", explicou Cecílio Vilabarde, coordenador de Planejamento de Pesquisa da Fema.

O trabalho realizado pelos técnicos da Fema apresentou dados obtidos em cinco semanas consecutivas de coletas e análises da água de 32 pontos, utilizados para recreação de contato primário, de diversos municípios de Mato Grosso. "A utilização da água para fins recreativos é muito comum em nosso estado, principalmente nos rios próximos às cidades; por isso, é importante conhecer a qualidade da água, para que se possa garantir a preservação dos recursos hídricos e a proteção da saúde da população", ressaltou Vilabarde.

Entre as principais doenças de veiculação hídrica, ou seja, aquelas em que a água atua como veículo de agentes infecciosos, estão à febre tifóide, febre paratifóide, disenteria, cólera, diarréia, hepatite A, leptospirose, giardíase e amebíase.

"Este projeto visa, não só realizar análises bacteriológicas da água coletada, mas também fomentar ações que visem conservar e evitar a poluição das praias e ampliar os pontos de monitoramento da balneabilidade das praias em Mato Grosso", afirmou a diretora de Recursos Hídricos da Fema, Alessandra Panizi.

O secretário especial do Meio Ambiente, Moacir Pires, aproveitou para pedir a colaboração das prefeituras e da população em geral, na conservação das praias. "A questão ambiental é responsabilidade de todos, não só de órgãos ambientais como a Fema e precisamos que as pessoas sejam nossos parceiros e preservarem as belezas naturais do nosso estado", ressaltou.




Fonte: Fema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374739/visualizar/