Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 23:51

    Imprimir


Cerca de 400 professores das redes de ensino municipal, estadual e privada estão participando do 1º Congresso Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, que teve início na tarde de ontem, 8, e irá se estender até o final da tarde de amanhã. Organizado pela SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), o evento está sendo realizado no auditório da Câmara de Vereadores e terá como principais temas a formação dos educadores, o processo de ensino e aprendizagem e a qualidade da educação.

O público-alvo reúne ainda diretores, coordenadores, equipe técnico-pedagógica da SMEC e representantes dos municípios pertencentes à Seccional Nortão-I da UNDIME. Ao longo dos três dias, os congressistas terão uma carga de 21 horas de atividades distribuídas em palestras, debates, painéis e apresentações culturais.

Ao falar na abertura, o prefeito Otaviano Olavo Pivetta disse que o ensino é a matéria-prima da transformação e, por essa razão, resolveu investir na melhoria da infra-estrutura da rede escolar do município. Segundo ele, o maior prêmio por ter priorizado o serviço educacional durante seus dois mandatos consecutivos é ver estampado no rosto de cada aluno o orgulho por estarem freqüentando escolas de qualidade indiscutível e que hoje têm servido de exemplo. “Estamos mostrando que o ensino público pode ser tão bom ou até melhor que o de escolas privadas”, frisou.

Ontem, duas palestras deram início às atividades: “Valorização profissional”, abordado por Jorcelina Elizabete Fernandes, e “Avaliação Educacional da aprendizagem: um processo de inclusão escolar e social”, por Marta Maria Pontin Darsie. Hoje, o ciclo de palestras prosseguiu com o tema “Professor e aluno – O valor da auto-estima na construção do conhecimento”, enfocado por Magda Branca Lohrer. A programação do encontro prevê ainda mais duas palestras para amanhã: “Ética e formação de professores: algumas pistas para reflexão”, por Guiomara Ribas, e “Como contornar situações difíceis em sala de aula”, por Jairo de Paula.

Para a secretária de Educação e Cultura, Solimara Lígia Moura, o congresso, que tem como título “Educação de qualidade: nosso compromisso”, serve de reforço a todas as ações desenvolvidas pela atual administração para formar educadores cada vez mais conscientes do seu verdadeiro papel social e da necessidade de mudar o triste quadro do ensino em nosso país.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374758/visualizar/